Massa de ar frio avança e impacta temperatura no Brasil nos próximos dias
Uma massa de ar frio de trajetória continental avança e impacta a temperatura em grande parte do Conesul nos próximos dias, gerando grande choque térmico. A frente fria que cruza o sul do Brasil no fim de semana será responsável pela transição do ar quente para o ar frio e pode gerar temporais com vendavais e chuva forte localizada em sua passagem. O núcleo do ar polar afetará fortemente o Rio Grande do Sul, ocasionando temperaturas mínimas próximas e até abaixo de zero.
A alta pressão atmosférica atuará em duas condições interessantes: formando uma corrente de ar gelado que se estende até o Norte do Brasil e propiciando novos eventos de chuva forte, especialmente no Sudeste e Sul do Brasil. Alguns estados, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enfrentarão frio mais intenso do que em outras regiões. As áreas de maior potencial de geada são Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Rio Grande do Sul e sul de Mato Grosso do Sul.
Na região metropolitana de Porto Alegre, a temperatura sofrerá um declínio significativo a partir de sábado, com manhãs geladas ao longo da semana.
Com informações da MetSul