Capital confirma primeira morte por dengue
Estado de São Paulo já soma seis mortes pela doença
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo confirmou nesta quinta-feira (8) a primeira morte por dengue na capital paulista em 2024. Não foi informado o perfil da vítima. Ao todo, o estado registrou seis mortes neste ano, sendo duas em Pindamonhangaba, uma em Bauru, uma em Bebedouro e outra em Guarulhos.
Além disso, o estado paulista já confirmou mais de 34 mil casos de dengue em 2024. Outros 31 mil estão esperando o resultado de análise.
Diante do aumento de 60% dos casos comparado ao mesmo período no ano passado, o governo lançou o Centro de Operações de Emergências para combater a doença.
“O enfrentamento à dengue é uma ação conjunta das secretarias de Estado, que passam a fazer parte do Centro de Operações de Emergências, e os municípios. Com apoio técnico do Governo de SP e os recursos liberados hoje, as prefeituras poderão investir em suas redes de saúde e emergência, além de realizar ações de limpeza e comunicação em suas cidades”, afirmou o governador em exercício, Felicio Ramuth.
Entre as primeiras ações do Centro de Operações estão a atuação da Defesa Civil nas vistorias de residências e a capacitação dos profissionais de educação para tratar do assunto nos centros de ensino.
“Este será o maior apoio aos municípios no combate à dengue da história. Estamos investindo em capacitações e treinamento para toda a rede de saúde, e estendendo também aos professores e todos os cidadãos. Este é o momento certo para a sociedade se unir no combate à dengue”, disse Eleuses Paiva, secretário de Saúde do Estado.