Capital

São Paulo terá ônibus grátis no domingo e rodízio suspenso no Carnaval

A Prefeitura de SP anunciou medidas para facilitar o transporte e a mobilidade dos foliões que vão curtir os blocos de rua na cidade.

A Prefeitura de SP anunciou medidas para facilitar o transporte e a mobilidade dos foliões que vão curtir os blocos de rua na cidade.(Nivaldo Lima – SP Agora)

Os paulistanos que vão aproveitar o Carnaval na cidade terão algumas facilidades no transporte público e no trânsito durante os dias de folia. A Prefeitura de São Paulo anunciou que os ônibus municipais serão gratuitos no domingo (11), e que o rodízio de veículos estará suspenso na segunda (12), na terça (13) e na quarta-feira (14).

A medida da tarifa zero nos ônibus faz parte do programa Tarifa Zero, que entrou em vigor em janeiro deste ano e vale para todos os domingos e feriados. O objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo e reduzir a poluição e o congestionamento na cidade. Segundo a Prefeitura, cerca de 2,9 milhões de pessoas usaram os ônibus na estreia do programa, no dia 17 de janeiro.

Rodízio de Veículos

Já a suspensão do rodízio de veículos foi decidida em razão da previsão de redução na circulação de veículos na cidade durante o Carnaval. A restrição, que proíbe a circulação de carros e caminhões no centro expandido em determinados horários, de acordo com o final da placa, voltará a valer na quinta-feira (15), a partir das 7h.

Além do rodízio, outras medidas de trânsito também serão alteradas durante o Carnaval. As faixas exclusivas de ônibus estarão liberadas na terça-feira (13), assim como a Zona de Máxima Restrição aos Fretados, que proíbe a circulação de ônibus e micro-ônibus fretados em algumas áreas da cidade. A Zona Azul, que é o estacionamento rotativo pago, também estará liberada na terça-feira, desde que não haja uma sinalização específica de obrigatoriedade do uso do Cartão Digital.

Siga nosso canal no Whatsapp

As restrições aos caminhões, no entanto, continuarão valendo durante o Carnaval. O rodízio de veículos pesados e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) seguem as regras normais.

Outra mudança que afeta os foliões é a suspensão das Ciclofaixas de Lazer nos domingos de Carnaval, dias 11 e 18 de fevereiro. A medida foi tomada por causa da realização de blocos carnavalescos nas ruas da cidade. As Ciclofaixas de Lazer voltarão a funcionar normalmente no dia 25 de fevereiro.

Carnaval de rua

São Paulo terá um dos maiores carnavais de rua do país, com mais de 500 blocos desfilando pelas ruas da cidade entre os dias 3 e 18 de fevereiro. A Prefeitura estima que 15 milhões de pessoas participem dos festejos, que contarão com atrações como Daniela Mercury, Alceu Valença, Elba Ramalho, Sidney Magal, Preta Gil, entre outros.

A programação completa dos blocos pode ser conferida no site oficial do Carnaval de São Paulo, que também traz informações sobre a infraestrutura, a segurança e os serviços disponíveis para os foliões. A Prefeitura também criou um canal no WhatsApp para divulgar as novidades sobre o Carnaval na cidade. Basta enviar uma mensagem para o número (11) 99467-7776.

A Prefeitura recomenda que os foliões usem o transporte público para se locomover pela cidade durante o Carnaval, evitando o uso de carros particulares. Além dos ônibus gratuitos no domingo, o Metrô e a CPTM terão operação especial para atender à demanda dos blocos. O Metrô vai monitorar a circulação dos trens e aumentar a frota se necessário. A CPTM vai operar com a programação de sábado na segunda e na terça-feira, e com a programação de domingo na quarta-feira.

A Prefeitura também pede que os foliões respeitem as regras de convivência e de limpeza urbana, evitando jogar lixo nas ruas e nos rios. Além disso, a Prefeitura alerta para os cuidados com a saúde, como se hidratar, usar protetor solar, evitar o consumo excessivo de álcool e usar preservativos nas relações sexuais.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios