São Paulo: 6 lugares importantes para conhecer a história da cidade
A capital paulista abriga uma série de prédios e monumentos que são importantes não somente para a história da cidade, como também do Brasil
São Paulo é uma das metrópoles mais importantes do Brasil e do mundo, muito conhecida por ser um centro comercial e financeiro. Entretanto, não é somente isso que a cidade tem a oferecer. A capital paulista é também um polo histórico e cultural, com uma rica história que permeia os séculos desde a sua fundação, em 1554.
Algumas de suas construções ajudam a contar um pouco mais sobre o passado da região e do Brasil, e são imperdíveis para quem se interessa por monumentos históricos. Confira, a seguir, quais são os prédios históricos de São Paulo que não devem faltar no seu roteiro.
Pateo do Collegio
O Pateo do Collegio é o local onde a cidade de São Paulo começou a ser construída, sendo seu marco zero oficial e palco da cerimônia de sua fundação. Ele foi criado em 1554 pelos padres jesuítas, para que tivessem um abrigo e uma escola para iniciar o processo de catequização da população indígena que vivia na região.
Mosteiro de São Bento
Os freis beneditinos chegaram a São Paulo em 1598 e desempenharam um papel fundamental no processo de construção da cidade. Em 1634, em homenagem ao santo, foram inauguradas a Abadia e a capela no coração da cidade. A arquitetura do templo, de estilo neogótico, é capaz de deslumbrar qualquer visitante com suas torres, vitrais e afrescos únicos.
As apresentações de canto gregoriano são reconhecidas internacionalmente, possui um vasto acervo de arte sacra, e o Papa Bento XVI, quando visitou o Brasil, ficou hospedado no local.
Edifício Martinelli
O Edifício Martinelli foi construído pelo arquiteto italiano Giuseppe Martinelli. O prédio foi o primeiro arranha-céu da América Latina, e, apesar de ter perdido o posto de edifício mais alto da cidade, a sua história e visão panorâmica de São Paulo continuam imbatíveis. Atualmente, o local aluga espaços para eventos culturais e também realiza visitas guiadas.
Catedral da Sé
No aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo, em 1954, foi inaugurada a Catedral da Sé. É a igreja mais conhecida da cidade e está localizada na região central. A construção de estilo neogótico é uma verdadeira obra de arte, tanto no exterior quanto no interior. As características mais marcantes são as duas torres imponentes de 92 metros e sua enorme cúpula de 30 metros, inspirada no renascimento.
Na praça em frente à igreja, encontra-se o monumento marco zero da cidade, feito em mármore e de formato hexagonal, onde está representada a direção das estradas para outros estados.
Teatro Municipal
O Teatro Municipal de São Paulo é um belíssimo prédio histórico, construído em 1911, inspirado na Ópera de Paris. A sua arquitetura é inspirada pelas escolas renascentista e barroca, e o local possui visitas guiadas para conhecer seu interior, além das apresentações.
É um prédio importante que faz parte da história da cidade e do país, onde ocorreu a Semana de Arte Moderna de 1922, inaugurando o movimento modernista no Brasil.
Parque da Independência
O Parque foi inaugurado apenas em 1989, mas abriga monumentos históricos importantes, como o Monumento à Independência.
O Museu do Ipiranga está localizado em um prédio construído em 1895. O seu acervo conta com mais de 125 mil peças, dentre elas a tela “Independência ou Morte”. O museu passou por uma grande reforma e foi reinaugurado para o bicentenário da independência, em 2022.
Já a Casa do Grito é conhecida como o local onde D. Pedro I teria proclamado a independência do Brasil.
Muitas vezes, a contratação de pacotes de viagem ajuda na hora de conhecer mais sobre a cidade e seus monumentos. Diversos passeios contam com guias turísticos, que acompanham os visitantes pelo percurso e explicam detalhadamente a história de São Paulo e de suas construções emblemáticas.