Feriadão deve ser de chuva na maior parte do país; veja a previsão
Previsão indica que o feriadão será marcado por chuvas intensas em várias regiões do Brasil
Com a aproximação do feriadão da Poclamação da República, muitos brasileiros estão ansiosos para saber como ficará o tempo nos próximos dias. Infelizmente, a previsão não é muito animadora para grande parte do país. De acordo com meteorologistas, o feriadão será marcado por chuvas intensas em várias regiões, especialmente no Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Uma frente fria que se formou no Sul do Brasil na segunda-feira (11) está avançando pelo país e deve criar um corredor de umidade desde a Amazônia, trazendo instabilidade para boa parte dos estados do Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Segundo Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, o sistema deve avançar ao longo da semana e estacionar entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo entre quarta (13) e quinta-feira (14).
As regiões mais afetadas pelas chuvas serão São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, parte do Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre, sul do Amazonas e sul do Pará. Apesar da tendência de temporais se concentrar entre terça e quarta-feira, o tempo deve continuar instável durante todo o feriadão.
No entanto, nem todas as notícias são ruins. As regiões Nordeste e Sul do Brasil devem ter um feriado de sol, com poucas chances de chuva. Aqueles que planejam aproveitar as praias do litoral nordestino ou do sul do país poderão curtir o sol e o calor típicos dessa época do ano.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que se caracteriza por uma extensa faixa de nuvens que vai do Norte ao Sudeste, é responsável por manter o tempo instável nessas regiões, gerando acumulados consideráveis de chuva. Embora a formação desse sistema seja típica para o mês de novembro, não há indicativo de que ele se configure completamente nesta semana.