Férias em dezembro: roteiro de 7 dias para conhecer São Paulo!
Vai ficar uma semana na capital paulista? Veja sugestões para curtir a viagem!
O turismo em São Paulo está mais forte em 2024. De acordo com o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), a economia turística deve fechar o ano com o maior fluxo de visitantes dos últimos cinco anos. A estimativa é de que, até dezembro – com contagem desde janeiro – 46,7 milhões de brasileiros passem pela cidade.
O levantamento aponta que o crescimento é atribuído ao setor aéreo e ao aumento da empregabilidade, o que estimula o poder de compra inclusive na hora de viajar.
Além disso, São Paulo tem mérito próprio. Como a maior cidade da América Latina, há inúmeras opções que agradam turistas de todos os gostos.
Com isso em mente, veja a seguir uma sugestão de roteiro de sete dias na capital paulista com atrações que não podem ficar de fora!
Dia 1 – Centro Histórico e cultura paulistana
Mercado Municipal de São Paulo
Parada obrigatória na cidade, o Mercadão foi inaugurado em 1933 e desde então se consagrou como um ótimo lugar para comprar ingredientes frescos e de alta qualidade, como frutas, vegetais, temperos, carnes, peixes e muito mais.
Há dezenas de restaurantes para os mais variados paladares, mas é claro que o querido sanduíche de mortadela é o prato que mais faz sucesso.
Theatro Municipal de São Paulo
Inaugurado em 1911, o Theatro Municipal é um dos principais núcleos de arte e cultura da capital, com programação que contempla apresentações de música clássica, balé, dança performática e corais.
Dentro de seu complexo fica a Praça das Artes, um centro cultural com salas de exposições, espetáculos artísticos, visitas educativas e cursos.
Dia 2 – Arte e movimentação
Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Museu mais popular de São Paulo, o MASP já organizou exposições com acervos impressionantes de grandes artistas, como Van Gogh, Monet, Di Cavalcanti, Frida Kahlo, Tarsila do Amaral e muitos outros.
Também há espetáculos de música e dança, espaço para eventos, cursos, oficinas, workshops e centro de pesquisas.
Av. Paulista
Principal cartão-postal de São Paulo, a Av. Paulista é movimentada em qualquer hora do dia. Lar de diversos prédios comerciais, shoppings, restaurantes, museus, lojas, universidades e hospitais, é um local que todo turista deve conhecer.
Dentre as atrações mais famosas, a Casa das Rosas, Japan House, Cinema Reserva Cultural, Instituto Moreira Salles, Teatro Gazeta e Conjunto Nacional se destacam.
Dia 3 – Natureza e tranquilidade
Parque do Ibirapuera
Um dos parques que mais recebe visitantes em toda a América Latina, o Parque Ibirapuera é a atração preferida dos paulistanos que querem relaxar e ter certo contato com a natureza.
Seus 158 hectares contam com áreas arborizadas, gramados, lagos, quadras de esportes, pistas de corrida, ciclovia, playground, viveiro de plantas, museus, planetário, auditório, mostras de arte, entre outros.
Praça Pôr do Sol
Em meio a Pinheiros, um dos bairros mais agitados da cidade, a Praça Pôr do Sol é muito frequentada por pessoas de todas as idades, mas é muito amada pelos mais jovens.
O local é ótimo para caminhadas, meditações e piqueniques. Também fica próxima de ótimas opções de lazer, como o Instituto Tomie Ohtake, Beco do Batman e Shopping Eldorado.
4 – Gastronomia e vida noturna
Terraço Itália
Dentre os milhares de restaurantes em São Paulo, o Terraço Itália destaca-se por seu requinte e endereço prestigiado – no topo do imponente Edifício Itália, na região central.
O menu italiano é cuidadosamente harmonizado com toques brasileiros, trazendo um charme ainda maior aos pratos.
Rua Augusta
Embora existam outros endereços conhecidos pela vida noturna – Vila Madalena e Barra Funda, por exemplo – a Rua Augusta é a mais clássica de todos eles.
Boates, casas de shows, bares e restaurantes ficam abertos à noite toda até mesmo em dias de semana.
5 – Dia de compras
Rua Oscar Freire
Existem mais de 50 shoppings por toda a capital paulista, tornando as compras uma atividade sem complicações. Além disso, alguns locais se destacam no comércio, como é o caso da Rua Oscar Freire.
Na região do Jardins, toda a sua extensão é tomada por lojas de alto padrão, fazendo dessa uma das vias mais caras do Brasil.
Galeria do Rock
Compras mais amigáveis ao bolso podem ser feitas na Galeria do Rock, inaugurada em 1963.
Além de roupas e acessórios de artistas e artigos de couro legítimo, também é possível encontrar CDs, DVDs, discos de vinil e muito mais.
6 – Influência internacional
Liberdade
Um dos bairros mais tradicionais e populares de São Paulo é a Liberdade, região que concentra movimentos da cultura japonesa, chinesa, coreana, taiwanesa, e muito mais.
Aos finais de semana, a Praça da Liberdade fica lotada com a feirinha gastronômica e de artesanatos, bem como as lojas, mercearias e restaurantes asiáticos.
Bixiga
O Bixiga é principalmente habitado por imigrantes italianos, o que explica a enorme quantidade de pizzarias e cantinas clássicas.
Todos os anos, em agosto e setembro, a Festa da Achiropita atrai multidões famintas para saborear massas frescas, fogazzas, cannolis e outras delícias da Itália.
Dia 7 – Cafés, teatro e despedida
Brunch
Capital gastronômica do Brasil, São Paulo tem muitas opções para saborear boa comida, entre elas o brunch, híbrido de café da manhã e almoço.
Vários estabelecimentos oferecem esse serviço e cada um tem seu próprio cardápio, mas é possível esperar por pães, frutas, queijos e frios, bolos, bebidas (com e sem álcool) e até mesmo grelhados e comida japonesa.
Teatro Santander
No último dia na cidade, o Teatro Santander é uma boa alternativa de entretenimento para fechar a viagem com chave de ouro.
A programação é sempre recheada de grandes peças mundialmente famosas. Em setembro de 2024, os espetáculos em cartaz são Elvis – A Musical Revolution, Shakespeare Apaixonado, O Quebra-Nozes e Sweeney Todd.