Avião da Polícia Federal cai e mata dois agentes em Belo Horizonte
Aeronave fazia voo de manutenção quando perdeu altitude e se chocou contra o solo no Aeroporto da Pampulha; um mecânico foi resgatado com vida
Um avião monomotor da Polícia Federal caiu na tarde desta quarta-feira(6), no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, provocando a morte de dois agentes da corporação e deixando um mecânico ferido. A aeronave, de modelo Cessna Caravan, de matrícula PR-AAB, estava fazendo um voo de manutenção quando sofreu uma pane e não conseguiu retornar à pista.
Os agentes mortos no acidente foram identificados como José de Moraes Neto, de 50 anos, e Guilherme de Almeida Irber, de 44 anos, ambos pilotos da Polícia Federal. Eles atuavam em Brasília e tinham experiência em voos com o mesmo modelo de avião. O mecânico, que não teve o nome divulgado, foi socorrido pela Polícia Rodoviária Federal e levado ao Hospital João XXIII, onde permanece internado.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que o avião decola do aeroporto, por volta das 14h15, e logo em seguida perde altitude e se choca contra o solo, causando uma grande explosão e uma nuvem de fumaça. O Corpo de Bombeiros foi acionado e controlou o incêndio, que atingiu a área lateral da pista. A aeronave ficou completamente destruída e os corpos dos agentes foram carbonizados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) para apurar as causas do acidente. Segundo a FAB, o avião foi fabricado em 2001 e estava em situação regular de aeronavegabilidade. A Polícia Federal também abriu um inquérito para investigar o caso e prestar assistência às famílias das vítimas.
O avião da Polícia Federal era usado para operações de transporte, vigilância e inteligência. A aeronave tinha capacidade para nove passageiros e dois tripulantes e podia voar por até seis horas sem reabastecimento. O avião estava no hangar do aeroporto da Pampulha desde o dia 4 de março, quando chegou de Brasília, e passava por uma revisão periódica.