Capital tem mais 15 ônibus elétricos na zona sul
- Mulher morre atropelada após cair de moto em Praia Grande, no litoral de SPMulher bateu em veículo e foi atropelada por outro carro enquanto estava caída na pista
- Jovem é baleada na cabeça durante abordagem da PRF na véspera de Natal no RioJuliana Leite Rangel, de 26 anos, foi atingida por disparos de policiais da PRF enquanto viajava com a família na BR-040, em Duque de Caxias.
- Avião da Embraer com 67 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; ao menos 38 mortosAeronave da Azerbaijan Airlines, modelo Embraer 190, sofreu acidente próximo a Aktau; investigações iniciais apontam possível colisão com bandada de pássaros.
- Caldeirada de Peixes Rápida e Saborosa: Pronta em Menos de 30 Minutos com Ingredientes Simples!Descubra como fazer uma Caldeirada de Peixes deliciosa em menos de 30 minutos com ingredientes fáceis! Surpreenda sua família com este prato simples e rápido!
- Vídeo: Motorista atropela ladrões em tentativa de assalto na zona sul de São PauloAção de motorista que atropela ladrões impede roubo de motocicleta; criminosos fugiram sem o veículo
Já estão circulando 15 novos ônibus elétricos pela linha 6030/10 Unisa-Campus1/ Terminal Santo Amaro, na Zona Sul. Os veículos da empresa Transwolff Transportes e Turismo são equipados com a tecnologia NFC (sigla do inglês Near Field Communication), que permite o pagamento digital da tarifa por meio de cartões de débito ou crédito, smartphones e smartwatches.
A Secretaria de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo seguiu duas exigências importantes do prefeito Bruno Covas: a origem da eletricidade, que deveria vir de uma fonte de energia limpa (neste caso, é captada de uma fazenda solar no interior); e o seu custo, que deveria ser compatível com o do diesel usado nos ônibus. O prefeito ressaltou, ainda, a possibilidade desse custo cair no futuro e refletir-se no valor da tarifa.
Autonomia
Os ônibus conseguem rodar até 250 km com apenas uma recarga, praticamente o percurso utilizado ao longo de todo o dia, retornando à garagem somente à noite. Os modelos, totalmente elétricos, BYD D9W, são movidos a bateria e possuem área para cadeira de rodas, rampa de acesso, piso baixo, Wi-Fi, USB e ar-condicionado.
A iniciativa pode ser enxergada como um caminho tomado pela Prefeitura para mudar a situação apresentada pela Organização das Nações Unidas (ONU). A entidade afirma que se não forem tomadas iniciativas imediatas, a temperatura no mundo pode subir de 3 a 5 graus Celsius. Esse valor é bem maior do que o percentual de 1,5º C proposto pelo Acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário.