Capital terá tarifa zero nos ônibus aos domingos
Prefeitura de São Paulo anuncia a implementação da tarifa zero no transporte público aos domingos, como forma de estimular a economia e o lazer na cidade.
A partir do próximo domingo, dia 17, os paulistanos poderão andar de ônibus de graça na capital. A prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (11) a implementação da tarifa zero no transporte público aos domingos, das 0h às 23h59. A medida tem validade para toda a população e será válida também no dia de Natal (25), no 1º de janeiro, e no aniversário da cidade, em 25 de janeiro.
Para utilizar os ônibus gratuitamente será necessário o uso do bilhete único – que não será descontado aos domingos e nesses feriados. As pessoas que não possuem o cartão serão liberadas na catraca pelo cobrador ou pelo motorista.
“A catraca ficará utilizável e o passageiro que encostar o bilhete único terá o acesso liberado. Para o usuário que não tem o bilhete único, o cobrador tem um bilhete de bordo que vai liberar a catraca. Para os casos de ônibus que não têm cobrador, o motorista tem um dispositivo que tem condições de liberar a passagem”, explicou o diretor-presidente da SPTrans, Levi Oliveira.
Todas as 1.175 linhas de ônibus da cidade que operam aos domingos terão a passagem gratuita, em um total de 4.830 veículos. Normalmente, o sistema transporta nesse dia cerca de 2,2 milhões de passageiros. Estudos da SPTrans demonstram que, aos domingos, há 60% de capacidade ociosa nos ônibus. Dessa forma, segundo a prefeitura, o sistema terá como absorver um eventual aumento do número de passageiros.
De acordo com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o município não terá de aumentar os repasses de recursos para as concessionárias de ônibus, já que o sistema opera com 60% de ociosidade daquilo que é contratado das empresas.
“No nosso estudo, a gente identificou que é possível fazer a gratuidade mesmo aumentando o número de passageiros. Não será necessário aumentar o número de linhas de ônibus e do efetivo da nossa frota”, disse Nunes. A prefeitura deixará de arrecadar anualmente, no entanto, cerca de R$ 280 milhões, provenientes do pagamento das passagens.
“O valor que a gente abre mão da receita será compensado com a utilização pela sociedade do sistema de transporte para poder conhecer a cidade. Também a gente poderá sentir nesses próximos domingos uma ativação da economia na cidade, comprar ali uma água, comprar um algodão doce, uma pipoca, utilizar os espaços da cidade aos domingos, fazer um lanche fora de casa. E uma questão fundamental que é uma questão da saúde mental”, destacou.
A medida da prefeitura de São Paulo segue uma tendência mundial de reduzir ou eliminar as tarifas do transporte público, como forma de incentivar o uso desse modal, reduzir a poluição, o congestionamento e as desigualdades sociais. Países como França, Alemanha, Estônia e Luxemburgo já adotaram medidas nesse sentido, com resultados variados.
Mas será que a tarifa zero nos ônibus aos domingos é uma boa ideia para São Paulo? Quais são os benefícios e os desafios dessa iniciativa? Qual é a opinião de especialistas e da população sobre essa proposta?
Benefícios da tarifa zero
Um dos principais benefícios da tarifa zero nos ônibus aos domingos é o aumento da mobilidade e do acesso da população aos serviços, equipamentos e espaços públicos da cidade. Muitas pessoas que dependem do transporte público para se locomover na cidade deixam de realizar atividades de lazer, cultura, educação, saúde e trabalho aos domingos por causa do custo da passagem, que atualmente é de R$ 4,83.
Com a gratuidade, essas pessoas poderiam aproveitar melhor o seu tempo livre, visitar familiares e amigos, frequentar parques, museus, cinemas, teatros, bibliotecas, escolas, hospitais e outros locais que oferecem oportunidades de entretenimento, aprendizado, bem-estar e renda. Isso poderia gerar um impacto positivo na qualidade de vida, na autoestima, na saúde mental e na cidadania dessas pessoas.
Outro benefício da tarifa zero nos ônibus aos domingos é o estímulo à economia e ao turismo local. Com mais pessoas circulando pela cidade, o consumo de bens e serviços poderia aumentar, beneficiando os comerciantes, os prestadores de serviços, os artistas e os produtores culturais. Além disso, a gratuidade poderia atrair mais visitantes de outras cidades e regiões, que poderiam conhecer as atrações e as belezas da capital paulista, gerando mais receita e emprego para o setor turístico.
Um terceiro benefício da tarifa zero nos ônibus aos domingos é a redução do impacto ambiental do transporte. Com mais pessoas usando o transporte público, menos pessoas usariam o transporte individual, como carros e motos, que são mais poluentes e causam mais congestionamento. Isso poderia diminuir a emissão de gases de efeito estufa, responsáveis pelo aquecimento global, e de poluentes atmosféricos, responsáveis por doenças respiratórias e cardiovasculares. Além disso, a redução do tráfego poderia melhorar a fluidez e a segurança do trânsito, evitando acidentes e mortes.
Desafios da tarifa zero nos ônibus aos domingos
Um dos principais desafios da tarifa zero nos ônibus é o custo financeiro da medida. A prefeitura de São Paulo teria que arcar com a perda de receita das passagens, que representa cerca de 30% do custo total do sistema de transporte. O restante é coberto por subsídios públicos, que já são altos e deficitários. Em 2022, a prefeitura gastou R$ 3,4 bilhões em subsídios, e prevê gastar R$ 3,6 bilhões em 2023.
Para compensar a perda de receita, a prefeitura teria que buscar outras fontes de financiamento, como impostos, taxas, multas, publicidade, parcerias público-privadas, ou reduzir os gastos em outras áreas. Essas alternativas, no entanto, podem ser difíceis de implementar, devido à resistência política, social e empresarial, ou podem comprometer a qualidade e a abrangência dos serviços públicos.
Outro desafio da tarifa zero nos ônibus aos domingos é a qualidade e a capacidade do serviço. A gratuidade pode gerar um aumento da demanda pelo transporte público, que já é insuficiente e precário em muitas regiões da cidade.