Católicos do interior de SP tentam deixar Israel
Um padre e 33 católicos de Novo Horizonte, interior de São Paulo, Bahia e Tocantins tentam deixar Israel e voltar ao Brasil. O grupo chegou ao Oriente Médio na quinta-feira (5), dois dias antes do início dos ataques do Hamas.
Em entrevista ao Jornal O Regional, o padre Fábio Vieira contou que os fiéis haviam estado em Fátima e Lisboa, em Portugal, antes de chegar à Israel. O conflito começou quando o grupo estava a caminho de Caná da Galileia.
“Conseguimos somente rezar a Santa Missa na igreja onde foi realizado o primeiro milagre de Jesus e fomos, por segurança, chamados a voltar para o hotel e ficar até segunda ordem. É uma tristeza o que está acontecendo nesse país, porém, onde estamos, no norte do país, na cidade de Nazaré, está muito tranquilo”, afirmou ao jornal.
Os brasileiros estão em um hotel.
“No hotel que nós estamos há bunker no terceiro e quinto andar. Preenchemos todo formulário para regressar ao país, porém nada de respostas. Acredito que estejam ou vão priorizar os lugares mais afetados pela guerra”, relata.
O governo brasileiro iniciou uma operação para repatriar brasileiros que estão na zona de conflito. O primeiro avião, com cerca de 220 pessoas, deve decolar de Tel-Aviv nesta terça-feira (10). Outras aeronaves estão mobilizadas e devem chegar a Israel nos próximos dias.
A Força Aérea Brasileira (FAB) tem priorizado a repatriação de pessoas que não têm endereços fixos naquele país.
“Estamos preocupados com a situação e aguardando o mais rápido possível alguma resposta do governo brasileiro, pois tememos que o lado norte de Israel possa ser atacado também”.