Capital

Chuva deixa Capital em ‘atenção’ para alagamentos

Previsão do tempo mostra tendência de chuva nos próximos dias

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (GCE) da Prefeitura de São Paulo colocou toda a capital paulista em estado de atenção para alagamentos em razão da chuva. O alerta foi emitido às 10h55 desta quarta-feira (29).

Chuva sao paulo
(Redação/SP Agora)

Segundo o órgão, chuvas vindas do interior começaram a atuar com forte intensidade na cidade, especialmente na Zona Norte, com destaque para a região da Casa Verde, Freguesia do Ó, Santana e Tucuruvi. Na região do centro, a chuva era moderada no mesmo horário.

O CGE alerta para condições de transbordamentos, rajadas de vento e queda de árvores.

A Defesa Civil prorrogou o alerta para alagamentos, enchentes e deslizamentos em todo o estado de São Paulo até o próximo domingo (2). Inicialmente, ele iria até a última terça-feira (28).

A previsão é de que grandes volumes pluviométricos aconteçam devido a aproximação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que chega a partir desta quarta-feira (29). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a ZCAS mantém a formação de nuvens carregadas, com previsão de acumulados significativos de chuva nos próximos dias.

Tendência para os próximos dias

A quinta-feira (30) terá muitas nuvens pela manhã e chuva em forma de pancadas com trovoadas a partir da tarde. As precipitações diminuem durante a noite. Mínima de 20°C e máxima de 27°C. Os percentuais de umidade permanecem acima dos 60%.

Na sexta-feira (31), a chuva deve ser mais forte, com potencial para formação de alagamentos, transbordamento de rios e córregos e deslizamentos nas áreas de encosta. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20°C e a máxima de 26°C, com umidade do ar superior a 60%.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:

  • Evite transitar em ruas alagadas
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de


0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios