Economia

Copom mantém taxa Selic em 13,75% ao ano para controlar inflação

O Copom decidiu manter a taxa Selic em 13,75% ao ano em reunião nesta quarta-feira (3), em uma decisão unânime que reforça a preocupação do Banco Central em manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O ambiente externo foi apontado como fator de incerteza, com episódios envolvendo bancos no exterior elevando a incerteza, mas com contágio limitado sobre as condições financeiras até o momento, requerendo contínuo monitoramento.

O comunicado divulgado pelo Banco Central destacou que o conjunto dos indicadores mais recentes de atividade econômica segue corroborando o cenário de desaceleração esperado pelo Copom, ainda que exibindo maior resiliência no mercado de trabalho, enquanto a inflação ao consumidor e suas medidas de inflação subjacente continuam acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação. As expectativas de inflação para 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus elevaram-se marginalmente e encontram-se em torno de 6,1% e 4,2%, respectivamente.

Essa foi a sexta vez seguida em que o BC não mexeu na taxa Selic, que permanece nesse nível desde agosto do ano passado. Anteriormente, o Copom tinha elevado a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis. Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica, iniciada em 1986. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

0 0 votos
Avalie o artigo

Siga nosso canal no Whatsapp

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios