Brasil

Guia: como aproveitar descontos de Black Friday e Cyber Monday

Como muitos hábitos dos Estados Unidos, importamos também, mais recentemente, duas das maiores datas comerciais do ano. A Black Friday é a primeira delas: uma sexta-feira para procurar por descontos expressivos em virtualmente qualquer tipo de produto no varejo. Nesse ano, ela será realizada em 24 de novembro.

A segunda é um pouco menos conhecida, mas não menos importante e nem mais distante: a Cyber Monday é a segunda-feira em que comerciantes de produtos eletrônicos e de informática abrem sua vitrine com preços convidativos à clientela. Programe-se para aproveitar as promoções no dia 27 de novembro nesse ano.

Cyber Monday e Black Friday movimentam as vendas (Artapixel/Pixabay)

Mas como aproveitar? Dediquemos atenção a cada uma das datas a seguir.

Para a Cyber Monday

Os preços brasileiros para produtos eletrônicos são notadamente altos e possíveis novas regras de tributação eliminam até mesmo a esperança de pagar menos importando itens relativamente baratos.

Siga nosso canal no Whatsapp

É fato que a internet e o ambiente digital são cada vez mais centrais em nossas vidas. Assim, a Cyber Monday pode ser uma boa oportunidade para comprar não apenas jogos e gadgets que desejamos, mas também dispositivos e serviços fundamentais.

Programas e aplicativos, em particular, proporcionam bons descontos nessa data. Assim, esse pode ser o ensejo ideal para comprar a preços baixos antivírus, VPN para jogos e outros softwares para reforçar a cibersegurança e a privacidade digital no dia a dia.

Mas se o foco são computadores, tablets ou celulares, é recomendável pesquisar antes da data pelos melhores modelos. Aliás, vale a precaução de buscar por uma marca e modelo ideal e por uma segunda opção similar. Assim, não será necessário gastar muito tempo lendo novas especificações de equipamentos caso sua primeira opção esteja esgotada.

De fato, lembre-se de reservar as compras de eletrônicos e programas na Cyber Monday, e não na Black Friday. Afinal, é a sexta de descontos que atrai as atenções da maior parte das pessoas.

Mas se as suas compras são para presentear alguém, a situação pode mudar de figura. Devido ao grande afluxo de compradores, os comerciantes tendem a ter mais trabalho para lidar com o frete de todos. Isso poderia atrasar a entrega de um item com data certa para um presente. 

Portanto, vale pesquisar bons preços já antes, na Black Friday, se alguns poucos dias puderem fazer diferença em sua compra.

Para a Black Friday

A primeira dica para aproveitar descontos da Black Friday é simples, mas requer organização: comece cedo a se planejar. Saiba quanto você pode gastar, o que precisa e o que quer comprar. Assim, quando as vendas começarem, você não precisará se atropelar (na loja física ou online) para garantir um item antes que ele esgote.

Aliás, as compras online além de serem mais confortáveis, permitem “liquidar” toda a lista de compras numa sentada ao computador. Frequentemente também trazem preços mais convidativos do que ir até uma loja. Se as compras forem de roupas de calor, biquinis e afins, tenha em mente de que o varejo fará promoções de queima de estoque bastante convidativas conforme o verão avança, para livrar espaço para novas coleções de moda. Então, talvez a Black Friday não seja o momento para isso. Avalie caso a caso.

Voltando ao planejamento inicial: sabe aqueles itens domésticos pequenos e chatos de comprar, como produtos de limpeza, panos ou utensílios de cozinha? Aproveite para tentar listá-los e buscar bons descontos para eles nessa data. Por serem feitos para durar, você pode aproveitar a oportunidade para fazer um estoque e não se preocupar com esses itens por meses ou um ano.

Para compras em geral, lembre-se que é melhor comprar no começo da promoção do que no final. A data é bastante concorrida e itens populares como cosméticos, brinquedos, jogos e eletrônicos podem esgotar rapidamente. 

Nesse sentido, uma compra online logo depois da meia-noite do dia 24 pode encerrar suas preocupações. Mas, novamente, atente às datas e aos preços dos fretes: se a entrega parecer um problema na hora de fechar o negócio, procure outro lojista. Caso contrário, o barato poderá sair caro…

5 1 vote
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios