Espetáculo ‘Concreto’ é destaque neste domingo
O espetáculo de dança Concreto, projeto da Cia Flamenca Ale Kalaf, contemplado pela 23ª edição do Programa Municipal de Fomento à Dança para a cidade de São Paulo, encerra temporada neste domingo (23), na Sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo. A atração estreou na última quinta-feira (20) e, a partir de agora, será exibida em outros locais da cidade até o mês de novembro.
Serão realizadas, no total, 15 apresentações gratuitas. Confira, no fim do texto, a programação completa.
O projeto Concreto é inspirado no livro “Tentativa de esgotamento de um local parisiense” de George Perec. A obra tem como cenário a cidade de Saint-Sulpice, em Paris, no ano de 1974, e conta a experiência de um vouyer urbano.
Ele permaneceu três dias seguidos em uma praça anotando as cenas que presenciava no local e transformou seus relatos em um texto ilustrado com fotografias, um catálogo de ações e imagens e uma lista de fatos irrelevantes que acontecem na vida cotidiana. Inspirada nesse trabalho, a coreógrafa Ale Kalaf repetiu a experiência de Perec em seu espetáculo.
Cia Flamenca Ale Kalaf
Ale Kalaf é bailarina com formação em flamenco, ballet clássico e dança contemporânea no Brasil e na Espanha. Em 2001, fundou o Grupo Luceros Arte Flamenco e desenvolve, desde 2006, uma pesquisa sobre movimentação flamenca e musicalidade brasileira com o compositor e músico Toninho Ferragutti.
Em 2014, estreou o espetáculo Luceros dança Toninho Ferragutti, dirigido por Clarisse Abujamra. Em setembro de 2015, concebeu, coreografou e dançou o espetáculo “Con Alma” em parceria com a cantora espanhola Irene Atienza, direção de Clarisse Abujamra e participação de um elenco formado por importantes músicos da cena nacional.
Em 2016, com a Cia Flamenca Ale Kalaf, estreou “Puro en la Mezcla”, recriando em cena um tablado flamenco, inspirado no encontro com os estudos de Juan Vergillos, historiador espanhol especializado na história do flamenco.
Serviço
Concreto – Cia Flamenca Ale Kalaf
(Ingressos gratuitos. As bilheterias são abertas uma hora antes dos espetáculos para a retirada dos ingressos, que não estão disponíveis pela internet. Cada pessoa pode retirar dois bilhetes.)
- Centro Cultural São Paulo (Sala Jardel Filho)
23/09 – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade
20h
- Centro Cultural Olido – Sala Paissandu
4, 11/10 e 1, 8, 15 e 22/11 – Avenida São João, 473 – Centro
20h
- Centro Cultural da Penha
13/10 – Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca
20h
- Centro Cultural da Penha
14/10 – Largo do Rosário, 20 – Penha de Franca
19h
- Centro Cultural Santo Amaro
09/11 – Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro
20h
- Centro Cultural Santo Amaro
10/11 – Avenida João Dias, 822 – Santo Amaro
19h
- Casa de Cultura Casarão (Vila Guilherme)
11/11 – Praça Oscar da Silva, 110 – Vila Guilherme
15h
*com informações da Prefeitura de São Paulo