Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

Festival de Bicicleta fará passeios ciclísticos na zona leste

(Arquivo/Rogério Viduedo/Divulgação)

O Bairro de Cidade Tiradentes vai sediar no próximo domingo (9), o Festival de Bicicleta, organizado pelo Instituto Aromeiazero, com o apoio de lideranças locais, ciclistas e da prefeitura regional. O evento celebra cinco meses de um trabalho realizado na região para estimular a cultura da bike, com o incentivo do Banco Itaú.

“O Festival é um evento comunitário de promoção da cultura da bicicleta. Está vinculado a um conjunto de ações que integraram a implantação da Estação Bike 12 Horas Cidade Tiradentes e visa reunir atividades do instituto com atrações locais, usando a cultura da bicicleta como ponto de convergência das ações”, explica Cadu Ronca, diretor do Aromeiazero. 

Localizado no extremo leste da Capital, Cidade Tiradentes foi o bairro escolhido, em junho deste ano, para abrigar a primeira estação de bicicletas compartilhadas dentro de um terminal de ônibus. A Estação Bike 12 Horas já faz parte da rotina da população local, que tem à disposição 90 bicicletas para aluguel que podem ser devolvidas em até 12 horas. Além disso, conta com bicicletário com 70 vagas para estacionamento para quem a tem própria bicicleta.



Durante o semestre, o Aromeiazero conduziu um intenso cronograma de promoção da cultura da bicicleta com a população local. Foram horas de pesquisa, mapeamento, ativação e articulação territorial para mostrar que o uso das bikes compartilhadas promove a convivência social, o lazer, os cuidados com a saúde, a geração de renda e a facilidade nos deslocamentos diários.

As atividades do festival começam às 10h com uma pedalada de 14 quilômetros conduzida pelo Pelotão de Elite, grupo de ciclistas locais que realizaram vários passeios semanais noturnos com moradores do bairro, sempre às sextas-feiras. No domingo, vão se encontrar na Arena Corinthians, em Itaquera, com destino ao festival. 

Outra pedalada vai acontecer no âmbito do projeto A Rua é Dela, que realizou oficinas de formação com bicicletas só para mulheres. Elas saem às 11h do Centro de Formação Cultura de Cidade Tiradentes e pedalam até o local do festival.

Haverá também a Oficina Comunitária, para realizar consertos básicos em bicicletas de moradores da região, e o Rodinha Zero, atividade onde instrutoras vão ensinar crianças a partir de dois anos os primeiros movimentos em bicicletas de balanço ou a andar de bicicleta sem rodinhas.

Para quem não pedala, terá  atrações locais que mostram a diversidade existente no bairro. Artistas de rua da Oficina de Grafite vão fazer uma arte coletiva para dar mais alegria ao local. Durante todo o dia, também haverá show de bandas gospel, MPB e samba.

Serviço

  • Festival Estação Bike 12 Horas
  • Dia 9 de dezembro
  • das 11 às 16 horas
  • Praça Maria da Graça, ao lado do terminal de ônibus
  • Gratuito

Atrações

  • 10h – Bicicletada Pelotão de Elite – Passeio de 14 quilômetros saindo da Arena Corinthians, em Itaquera com destino ao festival.
  • 11h – Pedalada A Rua e Dela – pedalada pela Cidade Tiradentes que vai em direção ao Festival Estação Bike, Exclusivo para mulheres. Saída do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes 
  • 11h às 16h – Rodinha Zero –  Aulas de pedal para crianças;
  • 12h às 16h – Oficina de Grafite com o coletivo Operação Tinta no Muro. Arte coletiva para grafitar o muro da quadra da Praça Maria Da Graça;
  • 11h às 16h – Oficina comunitária – mecânicas do Aromeiazero fazem a manutenção básica de bicicletas dos moradores da Cidade Tiradentes. 

Música

  • 12h às 13h – Louva na Laje – Banda Gospel da Cidade Tiradentes
  • 13h às 14h – Thaira Mainah – Cantora de MPB da Cidade Tiradentes
  • 15h às 16h – Samba com a Batuk´Mulher

Deixe seu comentário

avatar
  Se inscrever  
Notificação de
1
×
Fale agora com nossa equipe!