Queda de temperatura no Sul provoca frio em São Paulo
Uma nota divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para mudanças significativas no tempo na Região Sul do Brasil, com muito frio, que pode afetar, inclusive, a faixa leste do Estado de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE-SP), da Capital Paulista, prevê que a temperatura máxima na região metropolitana de São Paulo pode cair mais de 15ºC, registrando 17ºC no amanhã (11).
Pela previsão do Inmet, as quedas acentuadas de temperatura devem se estender do sul do Mato Grosso do Sul até o leste do Paraná, já a partir deste sábado (10).
Durante a madrugada, massas de ar frio e seco avançam pelo Rio Grande do Sul, e devem se chocar com uma massa contrária de ar quente e úmido – o que pode resultar em temporais. É esperada mínima de zero grau. As regiões Sul e Sudeste gaúchas têm, ainda, previsão de geada.
Já no domingo (11), em São Paulo, os termômetros podem registrar mínima de 12ºC, enquanto que no Sul, geadas atingem o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente nas áreas de planalto e serra e, também, na Campanha Gaúcha. A mínima esperada é novamente de zero grau. Santa Catarina e Paraná seguem o dia com previsão de chuva forte.
Sábado quente
A mudança brusca na temperatura ocorre após um sábado quente na região metropolitana de São Paulo. Por volta do meio dia, segundo o CGE-SP, os termômetros marcavam 29ºC na cidade.
Além do calor, a umidade relativa do ar despencou, para valores menores do que 30%.
“Em razão dessas condições, a Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção para baixa umidade nas Zonas Leste, Norte, Oeste, Sudeste e Centro da capital, a partir das 12h10”, informou o CGE-SP, em nota.