Negócios

Ghost kitchens: como funciona este tipo de negócio?

Trata-se, basicamente, de um modelo de restaurante que funciona só por delivery

Um modelo de negócio gastronômico em ascensão, à primeira vista, o nome “ghost kitchen” pode parecer estranho. No entanto, é mais comum do que se imagina. Trata-se de um modelo de restaurante que funciona exclusivamente para delivery. Ou seja, não há um salão ou espaço físico presencial, apenas esse esquema de entregas.

(Tero Vesalainen – iStock)

O conceito, conforme a tradução literal do inglês sugere, é o de ser um restaurante fantasma. Ele visa atrair clientes que fazem pedidos por telefone, redes sociais ou aplicativos de entrega. Esta estratégia ganha força justamente por ser algo muito mais simplificado.

Ou seja, por não possuir um salão ou algo do gênero, a logística é operar inteiramente sem uma estrutura física – o que ajuda a economizar, inclusive, em questões relacionadas aos funcionários. A única necessidade é ter uma cozinha bem equipada e uma logística eficiente para realizar entregas.

E sem esse espaço físico, muitas vezes, eles operam sem divulgação externa, utilizando principalmente marketing e divulgação por meio de aplicativos e redes sociais, uma vez que a maior parte do contato com os clientes é feita online.

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Este modelo de produção gastronômica surgiu nos Estados Unidos. Nos primórdios, toda a produção era feita em espécie de contêineres. O objetivo era exatamente esse: atender apenas pedidos de entregas para regiões mais afastadas.

O propósito deste modelo era preservar a rentabilidade do restaurante, ao mesmo tempo, em que reduz os gastos associados à operação física, que incluem o atendimento aos clientes em um espaço físico dedicado.

Mas como abrir um negócio assim?

Bastante em alta, não há muitos segredos para guiar uma ghost kitchen. Antes de tudo, é preciso escolher uma boa localização que funcione da forma mais estratégica possível. Embora as ghost kitchens não exijam uma localização de varejo de alto tráfego, ainda é importante selecionar uma área que seja acessível para entregas.

Ter os equipamentos adequados e de alta qualidade também é essencial para manter a reputação no mercado em alta. Para atender a essa demanda, contar com uma excelente distribuidora de gás é fundamental. Os equipamentos e as necessidades podem variar, dependendo do tipo de comida que será servido.

Como não há um espaço físico, a divulgação funciona muito melhor se feita online. Portanto, um investimento em marketing é uma ótima estratégia. A dica é utilizar estratégias de redes sociais, marketing digital e investir em uma nova forma de branding também – tudo para impulsionar o negócio.

O modelo de ghost kitchen tem demonstrado ser uma estratégia altamente bem-sucedida para empreendedores gastronômicos em busca de eficiência operacional e expansão de mercado. Ao eliminar os custos associados a uma estrutura física de restaurante, as ghost kitchens podem direcionar recursos para aprimorar a qualidade do serviço prestado.

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