Negócios

Como otimizar a gestão de empresas home office

As melhores práticas para administrar equipes no trabalho remoto e promover um ambiente de alta produtividade

O home office trouxe consigo desafios e oportunidades únicas para a gestão de empresas. Seja com a adoção do regime parcial ou total, compreender as particularidades, implementar práticas sólidas e promover uma cultura colaborativa são os pilares para construir uma equipe remota produtiva e engajada.

As melhores práticas para administrar equipes no trabalho remoto e promover um ambiente de alta produtividade(Foto: iStock)

Uma pesquisa conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre as tendências do home office no Brasil constatou que o percentual de organizações que adotam o teletrabalho passou de 58%, em 2021, para 33%, em 2022.

Já o número de trabalhadores que atuam remotamente passou de 55,5% para 34,1%, no mesmo período. Esses dados refletem os números do mercado de trabalho, mas a preferência entre os profissionais é diferente.

Um estudo promovido pela consultoria Bare International apurou que 76% das pessoas entrevistadas estavam empregadas, e entre elas, 38% em home office. Entre os trabalhadores remotos, cerca de 70% deles responderam que não gostariam de retornar ao regime presencial.

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Diante disso, muitas empresas optaram por permanecer na atuação remota ou híbrida, e explorar benefícios como flexibilidade de jornadas laborais, maior qualidade produtiva e satisfação dos colaboradores.

No entanto, mesmo com diversas vantagens, há pessoas que enfrentam dificuldades de se concentrar em casa, e acabam procrastinando e comprometendo suas entregas. Esse é, justamente, o grande desafio dos gestores: manter as equipes produtivas fora do ambiente corporativo.

Quer saber como melhorar isso e implementar uma liderança eficiente para o teletrabalho? Acompanhe a leitura e saiba como!

O diferencial das lideranças no home office

Basicamente, o que determina uma boa gestão de times que atuam remotamente é promover resultados positivos e uma constância de rendimento entre todos os colaboradores, mesmo estando fisicamente distante.

O líder precisará criar uma cultura corporativa de excelência para que a qualidade produtiva, os valores do negócio e o comprometimento coletivo estejam presentes onde quer que os profissionais se encontrem.

Isso contribui para que a marca mantenha sua competitividade e produtividade, seguindo os padrões de qualidade e conduta internos.

7 dicas para aprimorar a gestão de equipes remotas

Reunimos algumas orientações em um guia completo sobre como otimizar a gestão no cenário do home office, garantindo produtividade e bem-estar para equipes remotas. Confira algumas dicas abaixo:

  1. Entenda as dinâmicas que envolvem o trabalho remoto ou híbrido

Gerenciar uma equipe remota demanda uma compreensão profunda das nuances do home office. A distância física exige uma abordagem mais centrada na confiança e na entrega de resultados do que na presença física propriamente dita. Ou seja, o entendimento das particularidades desse cenário é crucial para uma tomada de ações assertiva.

  1. Adaptação da rotina priorizando o rendimento

Estabelecer uma rotina específica é um alicerce para o sucesso no home office. Incentive seus colaboradores a definir horários regulares de trabalho e organizar seu dia a dia, criando uma distinção clara entre vida profissional e pessoal. A consistência nos hábitos é um combustível para impulsionar a produtividade.

  1. Comunicação clara e constante

Utilize ferramentas de comunicação corporativa para facilitar a troca de informações. Videochamadas, mensagens instantâneas e e-mails devem ser recursos bem integrados para estabelecer um bom alinhamento entre as equipes e os diferentes setores da instituição.

  1. Defina metas alcançáveis e reais

Estipule objetivos tangíveis e mensuráveis que estejam dentro do alcance dos seus colaboradores e do que a empresa pode viabilizar. Metas claras proporcionam um senso de propósito e direção, ajudando a manter a motivação e o foco.

  1. Implemente ferramentas de gestão de projetos

Utilize plataformas de gerenciamento de projetos para acompanhar o progresso das tarefas. Isso promove a transparência e facilita a colaboração por meio da tecnologia e da inovação nos processos.

  1. Promova momentos de interação social

Além das reuniões de trabalho para alinhamentos de expectativas e produções, reserve momentos para interações informais entre os colaboradores. Isso pode ser feito por uma videochamada descontraída ou um canal específico para conversas não relacionadas ao trabalho.

Muitas pessoas não gostam do home office por não terem a possibilidade de realizar trocas com outros colegas de trabalho. Com essa estratégia, você não apenas promove isso, como também engaja e une todos, independentemente da distância.

  1. Avalie constantemente a frequência e o desempenho do colaborador

Sabemos que alguns profissionais, de fato, trabalham e apresentam resultados de onde quer que estejam. Mas também há pessoas que utilizam o home office como pretexto para procrastinar.

Para evitar isso, atente-se ao desempenho, desenvolvimento, comprometimento e entregas de cada componente da equipe. Você pode utilizar indicadores com métricas específicas para a sua instituição.

Caso tudo esteja correndo bem, é importante estimular e elogiar os times. Do contrário, envolva mais treinamentos e iniciativas de melhorias na conduta de cada um.

As melhores práticas para um home office produtivo

  1. Flexibilidade com limites

Embora a flexibilidade seja um ponto forte do home office, é fundamental estabelecer limites claros. Os colaboradores precisam cumprir suas obrigações laborais, ter tempo de almoço e horário para se conectar e desconectar.

  1. Investimento em tecnologia

Equipamentos e softwares adequados são investimentos essenciais para que os trabalhadores tenham condições mínimas de atuar. Ferramentas colaborativas de produção, segurança e gestão são fundamentais para o desempenho eficiente.

  1. Feedbacks frequentes e construtivos

Mantenha uma cultura de avaliação e aprimoramento. Isso ajuda a identificar áreas de melhoria e a fortalecer a relação entre gestores e colaboradores, com ambientes que estimulem o diálogo e a evolução constante.

  1. Locais específicos para trabalhar

Incentive a criação de um espaço de trabalho ergonômico e adequado para as atividades do dia a dia do trabalhador. Uma cadeira de escritório confortável, boa iluminação, um local arejado, calmo e organizado contribuem para a saúde física e mental do trabalhador, impulsionando seu rendimento.

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