Mundo

Governo brasileiro mobiliza aviões para repatriar cidadãos brasileiros em zona de conflito em Israel

O governo brasileiro iniciou uma operação de repatriação para trazer de volta cidadãos brasileiros que desejam deixar a região da Palestina e Israel devido ao conflito que se intensificou nos últimos dias. O primeiro dos seis aviões mobilizados pelo governo já pousou em Roma, na Itália, e se prepara para seguir para Tel Aviv.

A aeronave utilizada é um Airbus A330-200 convertido em um KC-30, com capacidade para transportar até 230 passageiros. Após um voo de 9 horas a partir de Natal, o avião pousou em Roma às 7h50 (horário local) desta segunda-feira. A expectativa da Força Aérea Brasileira (FAB) é que o avião siga para Tel Aviv até esta terça-feira, para embarcar o primeiro grupo de brasileiros que desejam retornar ao Brasil.

Governo brasileiro mobiliza aviões para repatriar cidadãos brasileiros em zona de conflito em Israel
O primeiro dos seis aviões mobilizados pelo governo já pousou em Roma, na Itália, e se prepara para seguir para Tel Aviv(Foto: Marcos Corrêa – PR – Wikipedia)

Além do KC-30, outros dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada, e duas aeronaves da Presidência da República, com capacidade para até 40 passageiros cada, estão preparados para participar da operação de repatriação. De acordo com a FAB, o segundo KC-30 partirá ainda nesta segunda-feira, às 16h, em direção a Roma.

Segundo informações do Itamaraty, estima-se que cerca de 30 brasileiros estejam vivendo na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e regiões próximas à zona de conflito. Na região de Israel, a embaixada brasileira já havia registrado aproximadamente 1.000 brasileiros hospedados em Tel Aviv e Jerusalém, interessados em retornar ao Brasil, a maioria sendo turistas.

Siga nosso canal no Whatsapp

Essa operação de repatriação é mais uma ação das Forças Armadas brasileiras, que já realizaram operações semelhantes no passado. Nos últimos anos, foram realizadas operações de repatriação na Turquia, Ucrânia, China e Bolívia, resgatando cerca de 6.600 pessoas entre brasileiros e estrangeiros, utilizando cinco aeronaves e 30 viaturas.

A operação tem como objetivo garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros que se encontram na região afetada pelo conflito, proporcionando-lhes o apoio necessário nesse momento delicado.

5 1 voto
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios