Tecnologia

Governo de SP e AWS oferecem 31 mil vagas em cursos de computação em nuvem

Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo firmou uma parceria com a Amazon Web Services (AWS) para oferecer 31 mil vagas em cursos de computação em nuvem. O objetivo dessa iniciativa é ampliar o acesso à formação profissional em tecnologia e promover a diversidade no setor de Tecnologia da Informação (TI).

A parceria foi concretizada pelo vice-presidente global da AWS para o setor público, Max Peterson, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima. A proposta é atender 31 mil pessoas até 2024, com cursos online disponíveis para residentes do Estado de São Paulo com 16 anos ou mais.

Os cursos serão oferecidos em parceria com a Proz, escola de educação profissional, e a DIO, plataforma open education de tecnologia. No programa Portal Tech, serão disponibilizadas mil vagas no curso de Introdução à Programação, com foco em tecnologias como computação em nuvem, metaverso e marketing digital. Já no programa Talento na Nuvem, serão oferecidas mais 30 mil vagas no curso Descubra a Nuvem AWS, com o objetivo de democratizar o conhecimento sobre a nuvem e promover a diversidade no setor de tecnologia em todo o território nacional.

Governo de SP e AWS oferecem 31 mil vagas em cursos de computação em nuvem
(Divulgação – Governo do Estado de São Paulo)

As inscrições para os cursos estão previstas para setembro e serão realizadas por meio do portal (Clique aqui). Será dada prioridade para grupos sub-representados tecnologicamente, buscando promover a inclusão e diversidade no setor.

Siga nosso canal no Whatsapp

O secretário Jorge Lima destaca que a parceria com a iniciativa privada será benéfica para viabilizar políticas públicas de qualificação profissional. O programa Qualifica São Paulo será uma importante vitrine para ampliar o alcance dos programas, atingindo grupos mais diversos da sociedade.

Segundo o Estudo de Habilidades Digitais Globais da AWS de 2021, muitos trabalhadores não se sentem confiantes em adquirir habilidades digitais rapidamente o suficiente para atender às necessidades futuras de carreira. Portanto, a expansão da visibilidade dos programas de capacitação é fundamental não apenas para profissionais, mas também para estudantes, que serão a nova geração da força de trabalho.

A colaboração entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a AWS busca capacitar gratuitamente mais de 30 mil pessoas em uma das tecnologias mais adotadas até 2025, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Isso contribuirá para aumentar a diversidade de profissionais capacitados no setor e impactar positivamente a vida de cidadãos com acesso limitado à profissionalização.

Os programas de treinamento disponíveis no portal em colaboração com a AWS fazem parte do compromisso da empresa de capacitar gratuitamente 29 milhões de pessoas em todo o mundo.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios