Tecnologia

Instagram vai alertar adolescentes que passam muito tempo no app à noite

A rede social vai testar um recurso que recomenda que os usuários façam uma pausa e saiam do aplicativo após as 22h. A medida faz parte de uma série de ações para promover o bem-estar digital dos jovens.

O Instagram, uma das redes sociais mais populares entre os jovens, vai passar a sugerir que eles façam uma pausa noturna e saiam do aplicativo. A novidade foi anunciada pela Meta, empresa que controla o Instagram, o Facebook e o WhatsApp, na última quinta-feira (18). A iniciativa faz parte de uma série de recursos que a Meta está desenvolvendo para apoiar os adolescentes e as famílias a gerenciarem o tempo gasto nas plataformas digitais.

A rede social vai testar um recurso que recomenda que os usuários façam uma pausa e saiam do aplicativo após as 22h(pixabay.com)

Segundo a Meta, o Instagram vai ativar os lembretes após as 22h, horário local, para alguns usuários. Os alertas serão exibidos para os adolescentes que passarem mais de dez minutos assistindo a Reels ou trocando mensagens diretas com outros usuários. Os Reels são vídeos curtos e criativos que podem ser compartilhados na rede social. Os alertas vão dizer: “Que tal fazer uma pausa? Está ficando tarde, considere fechar o Instagram pelo resto da noite”. Os usuários poderão optar por continuar na tela anterior ou sair do aplicativo.

A Meta não informou qual a faixa etária dos adolescentes que vão receber os alertas, nem quantos usuários serão impactados pela medida. A empresa disse que vai testar o recurso em alguns países, incluindo o Brasil, e que vai avaliar os resultados para decidir se vai expandir a funcionalidade para mais usuários e regiões.

A medida foi tomada após a divulgação de documentos internos da Meta que revelaram que o Instagram pode ter efeitos negativos na saúde mental dos jovens, especialmente das meninas. Os documentos mostraram que o Instagram pode piorar problemas como ansiedade, depressão, solidão, baixa autoestima e distúrbios alimentares. A Meta reconheceu que o Instagram pode ser prejudicial para alguns usuários, mas disse que também pode ser benéfico para outros, dependendo do uso que fazem da rede social.

Siga nosso canal no Whatsapp

Além dos alertas noturnos, a Meta anunciou outras medidas para melhorar a experiência dos jovens no Instagram, como:

  • Criar um painel de controle que mostra quanto tempo os usuários passam no aplicativo por dia, semana e mês;
  • Oferecer ferramentas para que os usuários possam definir limites de tempo e lembretes para fazerem pausas;
  • Bloquear os comentários ofensivos e as mensagens indesejadas de estranhos;
  • Ocultar o número de curtidas e visualizações dos posts, para reduzir a pressão social;
  • Promover conteúdos positivos e inspiradores, que incentivem os usuários a se expressarem e se conectarem com seus interesses.

A Meta disse que está comprometida em tornar o Instagram um lugar seguro, divertido e inclusivo para os jovens, e que vai continuar a investir em pesquisas e inovações para atender às necessidades dos usuários.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios