Governo de SP irá usar drones em substituição aos helicópteros Águia da PM
O governo do estado de São Paulo irá adquirir 208 drones com transmissão em tempo real até o final do ano, anunciou o governador João Doria nesta sexta-feira (12), em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
O objetivo é usar os drones em grandes eventos, protestos, reintegrações de posse, incêndios, monitoramento de áreas de risco e em salvamentos aquáticos.
O governador João Doria disse que os drones serão usados “com toda a segurança e dispensando o uso do [helicóptero] Águia, que fica preservado para outras utilizações, já que com imagens substituem as aeronaves”. Ainda segundo Doria, o uso dos drones para a captação de imagens sai 100 vezes mais barato que os helicópteros. Hoje, a polícia tem 25 helicópteros Águia.
As polícias de São Paulo já contam com cerca de 40 drones. Em 2018, na represa da Guarapiranga, um homem que estava praticando windsurf e se afogou foi salvo por um drone que carregou uma boia até ele.
Serão adquiridos dois tipos de drone. O mais básico, de pequeno porte, tem autonomia de 20 minutos e pesa até 1 kg. Já o avançado atinge 120 metros de altura, equivalente a um prédio de 40 andares, tem autonomia de 40 minutos e pesa 5 kg.
O secretário de Segurança Pública, general João Camilo Campos, disse que os novos drones serão importantes para “tomadas de decisões”. “O que nos interessa são as imagens em tempo real”, disse o secretário.
Corujão da Saúde
Doria também anunciou uma ampliação do programa Corujão da Saúde, que irá para a Baixada Santista, Presidente Prudente, Bauru e São José do Rio Preto. Uma publicação no Diário Oficial desta sexta traz o chamamento para os hospitais privados que querem participar do programa.
Estas são as chamadas “cidades sede”. Contando com o entorno destes municípios, o programa vai para 224 cidades do interior do estado.
“A meta é acabar a demanda reprimida para exames de imagem, sobretudo endoscopia, mamografia e ultrassonografia”, disse o governador.
O governo também anunciou que será realizado um “mutirão da catarata” a partir de 2 de maio em todo o estado. Segundo o secretário da Saúde, José Henrique Hermann, serão feitas 6387 cirurgias em pacientes já diagnosticados.