São Paulo

IPVA 2024: imposto deve ficar mais barato em São Paulo

A tabela de valores venais registra queda nominal de 4,1%, em média, nos preços de venda dos veículos. O calendário de vencimentos do imposto já está definido.

Se você é proprietário de um veículo em São Paulo, temos uma boa notícia para você: o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em 2024. A tabela de valores venais, que serve de base para o cálculo do imposto, registra queda nominal de 4,1%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

(Nivaldo Lima – SP AGORA)

A tabela foi publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento nesta quinta-feira (21), em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE). O calendário de vencimentos do imposto já está definido e varia de acordo com o final de placa do veículo.

O IPVA é um imposto estadual que incide sobre a propriedade de veículos automotores, como carros, motos, caminhões, ônibus e outros. O valor do imposto é calculado com base no valor venal do veículo, que é o preço de mercado estimado pela Fipe, e na alíquota, que é a porcentagem aplicada sobre o valor venal.

As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

Siga nosso canal no Whatsapp

O pagamento do IPVA pode ser feito à vista, com desconto de 3%, em janeiro; à vista, sem desconto, em fevereiro; ou parcelado, sem desconto, em até cinco vezes, de janeiro a maio, dependendo do valor do imposto.

Os proprietários de veículos podem consultar o valor do IPVA 2024 no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento, informando a placa do veículo. O pagamento pode ser feito nos bancos credenciados, pela internet, pelos caixas eletrônicos ou nas casas lotéricas.

Por que o IPVA ficou mais barato em São Paulo?

O IPVA ficou mais barato em São Paulo porque os preços de venda dos veículos caíram, em média, 4,1%, segundo a pesquisa da Fipe. A Fipe é uma instituição de pesquisa que realiza estudos sobre economia, finanças, administração e contabilidade. Ela é responsável por elaborar a tabela de valores venais dos veículos, que serve de base para o cálculo do IPVA.

A pesquisa da Fipe é referente a 12.642 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2023, comparada ao mesmo período de 2022, identificou maior queda de preços de venda para automóveis, que apresentam recuo de 5,11%. As camionetas e utilitários tiveram queda de 4,35%, seguidos de motos, com redução de 2,26%. Os preços de venda de caminhões subiram 0,52% e ônibus e microônibus fecharam 0,69% acima do valor apurado no ano anterior.

A queda nos preços de venda dos veículos pode ser explicada por diversos fatores, como a crise econômica, a pandemia de covid-19, o aumento do desemprego, a inflação, a queda da renda, a escassez de peças e componentes, a redução da produção e da oferta, a diminuição da demanda e da procura, a concorrência entre as marcas e os modelos, a depreciação e a desvalorização dos veículos, entre outros.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios