Lula enfatiza importância do mercado argentino em reunião com líderes empresariais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em uma reunião com líderes empresariais nesta quinta-feira (25) e, mais uma vez, defendeu medidas para garantir a manutenção do mercado argentino como um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, apesar das dificuldades econômicas enfrentadas pelo país vizinho.
Lula afirmou que não apenas deseja ajudar a Argentina, mas também auxiliar os exportadores brasileiros que exportam para o país. O comércio bilateral entre os dois países está concentrado em setores como o automotivo, a metalurgia e produtos petroquímicos.
Uma das medidas em estudo é a abertura de uma linha de crédito para financiar empresas brasileiras que exportam para o mercado argentino, já que o país vizinho sofre restrições no comércio exterior para pagar suas importações.
A China é um dos maiores parceiros comerciais da Argentina e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado, tendo investido US$ 30 bilhões em uma medida similar à que Lula sugere para o Brasil.
Atualmente, o fluxo comercial entre os dois países gira em torno de US$ 13 bilhões. Durante o evento na Fiesp, Lula afirmou seu compromisso em fazer um mandato ainda mais bem-sucedido do que os anteriores, reforçando a necessidade de uma política industrial competitiva e moderna, que leve em conta questões de sustentabilidade ambiental e avanços tecnológicos.