Memorial da América Latina se transforma em um pedaço do México durante a festa do Día de Los Muertos
Exposição de altares, festival gastronômico, shows de música e mostra de cinema mexicano agitam o Memorial
O Memorial da América Latina entrará em ritmo de festa mexicana entre os dias 4 e 12 de novembro! A Fundação sediará a segunda maior celebração do Día de Los Muertos fora do México, em parceria com o Consulado Geral do México. Serão realizadas várias atividades gratuitas e abertas ao público geral, proporcionando uma imersão na cultura mexicana através de sua comida, música, exposições e cinema.
Festival Gastronômico e Musical
No primeiro final de semana de novembro, nos dias 4 e 5, acontecerá o Festival de Tacos na Praça Cívica do Memorial (Portões 2 e 5). O festival contará com tendas de comidas típicas do México, como Burritos, Papas Rellenas, Tamales, Quesadillas, Margaritas e Chichas. Além disso, haverá shows musicais de diferentes bandas de mariachis, apresentações de luchas libres e concursos de fantasia.
Exposição de Altares Mexicanos
No dia 4 de novembro, será inaugurada a exposição “Altares del Día de Muertos” na Galeria Marta Traba, com curadoria de Arthur Jorge Santos Lima. A exposição ficará aberta ao público até o dia 12 de novembro. A mostra apresentará quatro altares mexicanos e diversos ambientes que buscam inserir o visitante no universo imaginário da cultura mexicana. Os altares representam a celebração da vida e da morte no contexto do Dia dos Mortos, explorando tradições e valores por trás dessa festividade.
Mostra de Cinema Mexicano
Na semana seguinte, nos dias 10 e 11 de novembro, acontecerá a 1ª Mostra de Cinema Mexicano no auditório da Biblioteca Latino-Americana. O evento exibirá nove produções cinematográficas do México, ainda inéditas no Brasil, com foco no “Protagonismo Feminino”. A mostra tem como objetivo promover a exibição e discussão de produções contemporâneas realizadas por cineastas mulheres do México.
O acesso ao Memorial da América Latina pode ser feito de metrô ou trem, sendo a estação Barra Funda (linhas 3-Vermelha, 710 e 8-Diamante) a opção mais próxima, a apenas 500 metros do local. Também há pontos de ônibus próximos para quem preferir utilizar esse meio de transporte. Para os ciclistas, há uma ciclofaixa no canteiro central da Avenida Auro Soares de Moura Andrade e um bicicletário no portão 9 do Memorial. Já para quem for de carro, existem estacionamentos nos portões 4, 8 e 15, com o valor de R$ 10 por hora.
A entrada para o evento é gratuita e pode ser feita pelos portões 08, 09 e 12. A estação de metrô Palmeiras-Barra Funda também está localizada a menos de 200 metros do Memorial. Além disso, diversas linhas de ônibus passam em frente ao local. Vale ressaltar que animais de estimação são bem-vindos, pois a festa de Día de Muertos e o Festival de Tacos serão totalmente pet friendly.
Prepare-se para uma celebração repleta de cores, sabores e tradições mexicanas no Memorial da América Latina!