Ministro confere práticas inovadoras em feira de educação e tecnologia
O Ministro de Ciência e Tecnologia, astronauta Marcos Pontes, participou nesta terça-feira (14), em São Paulo, da abertura da Bett Educar 2019, o maior evento de Educação e Tecnologia da América Latina. Ele percorreu a feira, que neste ano reúne 230 empresas do segmento e 20 startups, e destacou a atuação da pasta para o desenvolvimento da chamada STEAM [acrônimo em inglês usado para designar as quatro áreas do conhecimento: ciências, tecnologia, engenharia e matemática] na educação.
“Dentro do ministério, a formação e motivação de jovens para as carreiras de ciência e tecnologia é extremamente importante. Já temos um problema de pesquisadores se aposentando, mas esse problema vai aumentar se não formarmos os jovens. Por isso, nós temos departamentos como o Ciência na Escola, uma iniciativa com o MEC [Ministério da Educação] para levar ciência e tecnologia para o ensino fundamental e médio, além do incentivo às Olimpíadas de Ciências. Esse é um começo”, pontuou.
Pontes tirou fotos com visitantes e conversou com expositores. Natural de Bauru, no interior de São Paulo, o Ministro esteve no estande da Scaffold Education, da FourCLearninge do Instituto LideraJovem, que foram fundados na cidade natal de Marcos Pontes.
A Scaffold Education apresenta durante o evento a plataforma de suporte ao aprendizado que permite oferecer aos alunos, pais e professores uma extensão da escola. A startup permite que instituições de ensino ofereçam conteúdos por vídeo, áudio, texto, imagem e até vídeo game como complemento às aulas, além de identificar desafios no aprendizado.
“Numa sala de aula tradicional, o professor dá aula para os alunos sem conhecer a fundo as facilidades e dificuldades de cada um deles. Com a nossa plataforma, a gente consegue identificar essas facilidades e dificuldades de cada estudante e oferecer o conteúdo que ele precisa para dar o próximo passo”, explica o COO da empresa, Rafael Sanchez.
A tecnologia, segundo Rafael, que é engenheiro, programador e trabalha com educação e tecnologia há mais de dez anos, permite, por meio de uma espécie de ‘big data’, direcionar a cada aluno um conteúdo personalizado.
“Aquele aluno que tem mais dificuldade, a gente consegue fornecer um conteúdo de apoio para ele conseguir passar por aquele assunto. Por outro lado, o aluno que tem uma facilidade maior a gente consegue dar pra ele um conteúdo desafiador para que ele não se sinta desmotivado para aquilo que está fazendo”.
Sara Hughes, CEO e fundadora da empresa relatou sobre a necessidade que percebeu em aliar educação a tecnologia e inovação.
“Analisando o que a tecnologia podia nos oferecer, percebi que podíamos ir além, oferecendo soluções de aprendizado, potencializando resultados. A Scaffold une tecnologia e educação por meio de uma plataforma interativa”.
A Bett Educar 2019 vai até a sexta-feira (17), no Transamerica Expo Center, em Santo Amaro, zona sul da Capital.
*Com informações da Agência Brasil