Novembro é oficializado como o mês da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino no Brasil
A partir deste ano, o mês de novembro ganha destaque no calendário oficial como a Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino. A lei 14.667, publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (5), estabelece a data como uma oportunidade para campanhas de esclarecimento sobre a importância do segmento em todo o país.
O objetivo principal da Semana Nacional do Empreendedorismo Feminino é conscientizar a população brasileira sobre os desafios enfrentados pelas mulheres que lideram empreendimentos, geram empregos e promovem o desenvolvimento econômico e a transformação social.
De acordo com um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o Brasil alcançou um número inédito de 10,3 milhões de mulheres donas de negócios no terceiro trimestre de 2022. Nesse universo, o número de mulheres empregadoras cresceu 30% entre 2021 e o ano anterior, totalizando 1,3 milhão de mulheres que geram postos de trabalho.
A importância do empreendedorismo feminino também é reconhecida internacionalmente. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro desde 2014. Mais de 150 países aderiram a esse calendário, alinhado ao quinto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas no mundo.