Onda de calor chega ao Estado de São Paulo e deve durar até quarta-feira (19)
Temperaturas podem ultrapassar 33ºC em São Paulo e sensação térmica pode superar os 40ºC até quarta-feira (19), segundo meteorologistas
A partir deste domingo (16), o Estado de São Paulo e outras partes do País começarão a enfrentar uma nova onda de calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê temperaturas até 5% acima da média histórica para a região, que é de 24ºC. A capital paulista verá termômetros acima de 30ºC até quarta-feira (19), com a terça-feira (18) sendo o dia mais quente, com máxima prevista de 33,4ºC e sensação térmica ultrapassando os 40ºC, de acordo com o Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

Esse calor intenso será acompanhado de aumento na umidade relativa do ar, o que intensifica a sensação de calor. A alta umidade dificulta a transpiração, fazendo com que o corpo perceba ainda mais o calor, o que pode ser desconfortável para a população.
O fenômeno é causado por uma massa de ar quente e seco que vem atuando desde os últimos dias em regiões do Sudeste, Sul e Nordeste, e que se intensificará ao longo da semana, afetando áreas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Goiás e Bahia.
Durante os próximos dias, a capital paulista enfrentará temperaturas máximas de 32,2ºC no domingo, 33,4ºC na segunda-feira e 33,1ºC na terça-feira, com uma ligeira queda na quinta e sexta-feira, quando as máximas deverão ser de 28,1ºC e 27,8ºC, respectivamente.
Este é o terceiro episódio de ondas de calor no País em 2025. As duas primeiras ocorreram no Rio Grande do Sul, em janeiro e fevereiro, onde temperaturas superiores a 40ºC foram registradas, com a sensação térmica chegando a até 50ºC em algumas cidades.