Papa Francisco é internado com infecção respiratória, mas quadro é estável
Vaticano revela que pontífice apresenta bronquite e infecção das vias respiratórias; condição clínica é regular e ele está de bom humor.
O Papa Francisco foi internado nesta sexta-feira (14) após apresentar um quadro de infecção respiratória, mais especificamente uma bronquite, que piorou nos últimos dias. O Vaticano informou que o pontífice está em condição estável e que os exames realizados indicaram uma infecção das vias respiratórias.

De acordo com a nota oficial do Vaticano, o papa iniciou tratamento farmacológico hospitalar após a piora do quadro, que inclui uma leve febre. A nota ainda detalhou que, apesar do quadro clínico, Francisco se encontra “sereno” e de bom humor, aproveitando para ler alguns jornais durante sua internação.
A internação ocorre após o pontífice, que já havia apresentado dificuldades respiratórias, ter solicitado ajuda para ler um discurso na última semana. Vale lembrar que o Papa Francisco, que teve parte de seu pulmão removido quando jovem, já havia sido hospitalizado em 2023 por causa de bronquite, e se recuperou bem com o uso de antibióticos.
Nos últimos anos, o Papa Francisco tem enfrentado vários problemas de saúde, o que resultou em limitações em sua mobilidade, incluindo dores no joelho e quadril. Recentemente, o pontífice também sofreu uma queda que o forçou a imobilizar o braço. Além disso, há três semanas, ele tropeçou ao entrar na Sala Paulo VI no Vaticano, após a alça de sua bengala quebrar.
Apesar desses desafios, a equipe médica continua acompanhando o papa e ele segue recebendo os cuidados necessários para sua recuperação.