Capital

Parto de quíntuplos mobiliza hospital na zona norte

O Hospital Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva realizou um parto de quíntuplos, na última sexta-feira (10). Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi, após 29 semanas de gestação, vieram ao mundo com saúde.

Os bebês, filhos de Yanike Piera de Cassia dos Santos, 28 anos, foram assistidos durante o parto pelo médico Enoch Quindere, do HM Vila Nova Cachoeirinha. Mãe e bebês passam bem e seguem internados na unidade.

O pré-natal foi feito pela médica Eliana Morita, da rede privada de saúde.

“Gestações de múltiplos são, na maioria, de prematuros e trazem riscos associados, como diabetes para a mãe e de perda dos bebês”, explica Enoch Quinderé de Sá Barreto.  

Siga nosso canal no Whatsapp
Gestante deitada, com a barriga exposta, enquanto médico observa no ultrassom os bebês em uma tela de computador.
(Pref. de São Paulo)

O HM Maternidade-Escola é referência nacional em saúde da mulher e do recém-nascido e realiza, em média, 600 partos por mês. Amplamente conhecido pelos protocolos já estabelecidos baseados nas melhores evidências científicas, pela formação de residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia e pela excelência do seu quadro de profissionais e da assistência que presta à população, o local atende a uma grande parcela de casos de alto risco envolvendo gestantes. 

A gravidez de Yanike vinha sendo monitorada na unidade até que neste fim de semana a equipe médica decidiu pela cirurgia cesariana eletiva, por indicação fetal, isto é, resultados do monitoramento dos bebês.

“O Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha tem expertise no atendimento de gestação de risco e essa experiência, alinhada com o comprometimento de nossos profissionais, faz a diferença”, ressalta Barreto. 

O nascimento dos cinco bebês exigiu grande mobilização de recursos da unidade hospitalar. Para cada bebê, foram disponibilizados três profissionais, além de acompanhamento em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. A equipe completa contou com mais de vinte profissionais e foram tomadas medidas preventivas, como a internação precoce da gestante. O parto foi transmitido no anfiteatro para profissionais e estudantes da unidade. 

A humanização no atendimento hospitalar é hoje uma política pública e na capital está presente nos diversos níveis da área da saúde, abrangendo todas as especialidades e envolvidos no contexto hospitalar, como enfermeiros, psicólogos, médicos, gestores e trabalhadores da área de saúde, além do próprio paciente e seus familiares. 

A mãe estava internada no HM Vila Nova Cachoeirinha desde o final de 2021 e vinha sendo acompanhada na Casa da Gestante, espaço especial para as gestantes ficarem sob supervisão de profissionais. Trata-se de uma estrutura física que busca reproduzir o espaço da própria casa da grávida, para dar tranquilidade para que ela possa fazer o controle de sua saúde de forma um pouco mais confortável. A SMS oferece ainda a Casa da Gestante de Alto Risco, que inclui espaço para exame, enfermarias e equipe multiprofissional, formada por enfermeiras, nutricionistas e fisioterapeutas, por exemplo. 

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios