Pensando em comprar um carro? Saiba como juntar dinheiro
Planejamento financeiro é a chave para realizar sonhos que envolvam as economias
O carro é objetivo de muitos brasileiros, e isso não é novidade para ninguém, não é mesmo? Para se ter uma ideia, cerca de 51% das pessoas que não têm nenhum veículo gostariam de comprar um automóvel, de acordo com um levantamento da Statista, uma empresa de informações.
Mas, nos últimos anos, esse sonho pode ter ficado um pouco distante para os consumidores. Afinal de contas, o valor de um carro novo disparou diante de alguns problemas enfrentados, como a falta de chips semicondutores durante a pandemia.
Um estudo da consultoria Jato identificou que o preço médio de um automóvel novo cresceu 89,8% em cinco anos. Ou seja, um modelo que custava em média R$ 73 mil em 2018 passou a ser comercializado a R$ 140 mil. Quase o dobro.
Por isso, para ajudar a construir um caminho em que as pessoas possam comprar o tão desejado carro, existem algumas dicas sobre como juntar dinheiro e atingir esse objetivo.
Bom planejamento financeiro
Esse é um pilar fundamental que pode ser aplicado em praticamente tudo na vida. Ter um bom planejamento financeiro vai fazer com que seja possível atingir os objetivos econômicos.
E para comprar um carro liste tudo, desde os ganhos até as despesas. Defina quanto vai direcionar para as contas e, se necessário, reduza alguns gastos. Isso vai deixar a organização mais cristalina e fácil de ajustar.
Não gaste além da conta
Existem várias orientações que os especialistas dão para dividir os gastos. Entre as mais comuns, está a regra dos 50 – 20 – 30. Nesse caso, 50% do salário é destinado para custos fixos, como aluguel, alimentação, água e luz.
Já 30% vai para os variáveis, como lazer e diversão no mês. Por fim, os outros 20% guarde para projetos futuros, como comprar um carro.
Defina uma meta factível — financiamento ou à vista
Estabelecer uma meta, que seja plenamente alcançável, vai facilitar cumprir os objetivos. Então, se pretende comprar um carro à vista, coloque um prazo, por exemplo, em 3 anos. Se pretende financiar algum modelo, calcule certinho quanto pretende dar de entrada e por quanto tempo irá pagar o veículo.
Muitas pessoas podem utilizar também um plano de previdência privada para conseguir comprar um carro. Com ele, é possível juntar uma quantia para utilizar em objetivos de curto, médio ou longo prazo. Basta escolher qual plano se encaixa perfeitamente no seu perfil.
Seguindo essas dicas, a certeza é de que será possível realizar os sonhos e comprar o modelo de carro ideal para as suas necessidades.