Gastronomia

Plataformas de entrega de comida: breve panorama

As plataformas de entrega têm revolucionado os conceitos de tele-entrega nos últimos anos. Se antes precisávamos telefonar para os restaurantes para saber quais produtos estavam disponíveis e fazer nossos pedidos, hoje em dia basta acessar um site ou baixar um aplicativo e temos acesso a uma infinidade de opções saborosas, além de poder aproveitar cupons de desconto e promoções. A praticidade reina: com alguns toques escolhemos, pedimos e recebemos nosso delivery de hambúrguer sem precisar sair de casa.

Visão geral

A tecnologia possibilitou conectar os restaurantes e outros estabelecimentos voltados para alimentação diretamente com o consumidor final. O cliente tem acesso aos produtos através das plataformas on-line e seus cardápios digitais. É possível filtrar por categorias, visualizar taxas e tempos de entrega previstos. É possível também escolher entre diversos métodos de pagamento. As plataformas de entrega em geral dispõem de geolocalização e são capazes de mapear as lojas, mercados e restaurantes mais próximos do consumidor.

Para os restaurantes

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Para os restaurantes, associar-se às plataformas de entrega significa ter mais exposição do seu negócio e atrair mais clientes, já que são milhares de usuários pedindo comida todos os dias em todos os cantos do país. Os apps também permitem que o comércio funcione com as portas fechadas, além de terem uma implementação fácil, com processos de cadastro rápidos e sem grandes burocracias.

Por outro lado, para os restaurantes que optam por esse modelo, é importante não depender somente dos aplicativos de entrega de comida. Os apps podem mudar suas regras, aumentar taxas, parar de funcionar, entre outros problemas potenciais. Essas plataformas também não permitem uma personalização que dê identidade para a marca, ponto importantíssimo para a fidelização do público. Daí a importância de ter um site próprio na internet, contar com entregadores exclusivos, fazer perfis em redes sociais, abrir outros canais de comunicação com os clientes. Um último aspecto é a alta concorrência, já que o restaurante precisa sempre se destacar em meio a todos os outros disponíveis na região.

Para os usuários

As plataformas de entrega são um sucesso entre os clientes principalmente pela praticidade. Os apps podem ser baixados de forma gratuita para Android e iOS e vários deles permitem que o usuário faça pedidos não apenas de comida pronta, mas também de produtos de farmácias, mercados, petshop, etc. Os processos podem ser acompanhados em tempo real.

Pesquisas apontaram que, em 2020 no Brasil, mais de 90% das pessoas preferiram fazer pedidos por aplicativo, tanto nas capitais e regiões metropolitanas como no interior. Os dias preferidos pelos usuários são sábado, sexta e domingo, nesta ordem. O horário das 18h à meia-noite é quando há maior volume de pedidos. Os principais motivos para pedir delivery foram: facilidade/praticidade, economia de tempo, variedade de opções, entrega grátis e combos.

Ainda segundo a pesquisa, as promoções mais atrativas foram de entrega grátis e cupons de desconto. A maior parte dos clientes efetuou pagamento on-line, seguido de crédito, débito, dinheiro, vale refeição, apps de pagamento on-line e Pix. As plataformas para fazer os pedidos são escolhidas principalmente por indicação de amigos e de lojas. Já no quesito “por onde peço delivery”, os três principais foram apps de delivery, WhatsApp e sites dos restaurantes.

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