São Caetano do Sul adota tarifa zero nos ônibus municipais
Medida inédita na região do ABC Paulista busca incentivar o uso do transporte público e reduzir a poluição
A cidade de São Caetano do Sul, localizada na região do ABC Paulista, se tornou pioneira ao adotar a tarifa zero nos ônibus municipais. A medida, que entra em vigor a partir desta quarta-feira (1º), foi sancionada pelo prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) após ser aprovada pelos vereadores na última sexta-feira (27).
Com essa nova lei, todos os passageiros poderão utilizar gratuitamente as oito linhas de ônibus da cidade, independentemente da idade. Até então, apenas a cidade de Vargem Grande Paulista adotava a tarifa zero entre as 39 cidades da Grande São Paulo.
O prefeito destacou que a implementação da tarifa zero foi possível devido a um “forte ajuste de caixa” realizado desde 2017. A prefeitura irá arcar integralmente com o valor da tarifa, que anteriormente era de R$ 5 por passageiro, repassando diretamente à Viação Padre Eustáquio (VIPE), concessionária do sistema. Estima-se que o investimento mensal será de aproximadamente R$ 2,9 milhões.
Além da gratuidade no transporte público, a prefeitura também planeja melhorar a infraestrutura do sistema. Serão adicionados cinco novos ônibus à frota atual, totalizando 54 veículos disponíveis para atender a demanda da cidade, que atualmente conta com cerca de 15 mil passageiros por dia.
Essa iniciativa visa não apenas incentivar o uso do transporte coletivo, mas também promover a redução da poluição gerada pelos veículos individuais. Segundo levantamento da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), as motos poluem 32 vezes mais e gastam 5 vezes mais energia por passageiro do que os ônibus, considerando a ocupação de apenas um passageiro por moto e 50 passageiros por ônibus. Já os automóveis poluem 17 vezes mais e gastam 13 vezes mais energia do que os ônibus, considerando a ocupação média de 1,3 passageiros por automóvel.