Capital

São Paulo registra o terceiro verão mais quente da história

Altas temperaturas desafiam a cidade durante a estação

Altas temperaturas desafiam a cidade durante a estação(Paulo Pinto – Agência Brasil)

A cidade de São Paulo acaba de vivenciar o terceiro verão mais quente desde que os registros começaram em 1943, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação, que termina oficialmente na madrugada de 20 de março, foi marcada por temperaturas que superaram as médias históricas.

Durante este verão, a capital paulista enfrentou uma onda de calor com temperaturas máximas que ficaram 1,5°C acima do normal. As mínimas também não deram trégua, registrando um desvio de 1°C acima do esperado. O pico de calor foi sentido em 29 de dezembro de 2023, quando os termômetros atingiram 34,9°C, enquanto a menor temperatura do verão foi de 15,8°C em 24 de janeiro de 2024.

Este verão só fica atrás dos registrados em 2014, ano da crise hídrica, e em 1998, quando o fenômeno El Niño esteve entre os mais intensos da história. Neste ano, o Brasil também sentiu a influência do El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico em 0,5°C ou mais.

Apesar das chuvas intensas que marcaram o período e causaram estragos materiais e perdas humanas, o volume acumulado de precipitação ficou 5% abaixo da média para o verão paulistano, com 761,7 milímetros. Isso representa uma queda de 16,2% em relação ao verão anterior (2022/2023), e uma redução no número de dias chuvosos, de 57 para 37 neste ano.

Siga nosso canal no Whatsapp

5 1 vote
Avaliar artigo
Se inscrever
Notificar de
Os comentários são de responsabilidades de seus autores e não representa a opinião deste site.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios