Insira suas palavras-chave de pesquisa e pressione Enter.

São Paulo registrou o dia mais quente do inverno de 2018

A cidade de São Paulo teve o dia mais quente do inverno de 2018 nesta sexta-feira (20), quando os termômetros alcançaram os 28,7 graus, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é de que o clima fique mais ameno a partir de domingo (22), com a passagem de uma frente fria pelo oceano.

A máxima foi alcançada às 15 horas e superou os 28,5°C registrados no dia 24 de junho, de acordo com o órgão de monitoramento, análise e previsão do tempo e do clima.

Um sistema de alta pressão continua atuando com forte intensidade na maior parte do Brasil, inibindo a formação das nuvens, que são as responsáveis por filtrar os raios solares durante o dia e o dissipar lentamente o calor durante a noite, de acordo com a meteorologista Helena Balbino.

“Sem as nuvens, não temos proteção contra a radiação solar, que chega direto até nós e deixa o tempo seco. Pelo mesmo motivo, sem nuvens, à noite o calor se perde mais rápido e esfria rapidamente”, explica Balbino.

Nesta sexta, a diferença entre as temperaturas mínima e máxima foi de 13,7 graus – 15 graus durante a madrugada e 28,7 graus durante a tarde. A umidade relativa do ar mais baixa foi de 28% às 16 horas, o que configura estado de atenção.

Segundo a escala usada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%. A umidade entre 60% e 30% é considerada aceitável. Abaixo de 30% e acima de 20% já representa estado de atenção. Abaixo de 20% representa estado de alerta. Quando o nível de umidade relativa do ar fica abaixo de 12%, entra em estado de emergência.

Próximos dias

A meteorologista Helena Balbino prevê que as condições melhorem nos próximos dias. No sábado (21), a passagem de uma frente fria pelo oceano traz ventos úmidos e um tempo no nublado a partir do período da tarde.

Assim, a manhã de domingo (22) deve ter tempo nublado, névoa úmida e possibilidade de chuvisco, mas a tarde o tempo abre, de acordo com o Inmet.

Na segunda-feira (23) haverá melhoria nas condições, com céu parcialmente nublado, até que na terça-feira (24), um sistema frontal traz instabilidade à atmosfera. Confira as expectativas dos meteorologistas:

Sábado: mínima de 16ºC, máxima de 26ºC; umidade entre 60% e 30%;
Domingo: mínima de 14ºC, máxima de 22ºC; umidade entre 90% e 50%;
Segunda-feira: mínima de 13ºC, máxima de 27ºC; umidade entre 95% e 30%;
Terça-feira: mínima de 15ºC, máxima de 21ºC; umidade entre 100% e 60%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Fale agora com nossa equipe!
Powered by