Tarcísio de Freitas anuncia ex-comandante da ROTA como vice na chapa de Nunes nas eleições
Coronel Mello Araújo é uma indicação do ex-presidente Jair Bolsonaro
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou na sexta-feira (21), que Ricardo Mello Araújo (PL), ex-comandante da ROTA, será o vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) nas eleições municipais deste ano.
A indicação de Mello Araújo foi feita diretamente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “Ele tem identidade com um tema hoje que é muito caro para a cidade, que é a segurança pública”, afirmou Tarcísio. A decisão, de acordo com o governador, teve aval dos onze partidos que apoiam a reeleição de Nunes.
Mello Araújo foi comandante da ROTA, tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo, entre 2017 e 2019. Após deixar a corporação, presidiu a Ceagesp. A escolha de Mello Araújo foi feita após indicação de Jair Bolsonaro, apesar de resistências iniciais.
A campanha de Nunes pretende explorar a gestão feita pelo coronel no Ceagesp e apresentá-lo como alguém técnico, e não político, participando inclusive da formulação do plano de governo na área de segurança pública.
A entrada de Mello Araújo na chapa explicita a aliança entre Nunes e Bolsonaro, algo que o prefeito vinha evitando por conta da alta rejeição do ex-presidente em São Paulo. No entanto, pessoas com trânsito na campanha do prefeito consideram que a nacionalização já ocorreria de qualquer forma.