O ‘tatuzão’, máquina responsável pela escavação do Metrô de São Paulo, chegou hoje (29) à Vila Formosa, zona leste da Capital. A chegada ao ponto de uma futura estação no bairro conclui o primeiro ciclo de obras de expansão da Linha 2-Verde, segundo comunicado do Governo do Estado.
Com o novo trecho, o ramal vai interligar a Vila Prudente e a Penha. A expectativa é que mais 300 mil pessoas utilizem o metrô nesta região por dia.
“Nós já temos a maior rede de metrô do Brasil e uma das melhores do mundo. Agora, a gente vai ter o metrô cada vez mais integrado, o que significa eficiência e que vai transportar cada vez mais passageiros”, afirmou Tarcísio de Freitas (Republicanos), que acompanhou a chegada do tatuzão à Vila Formosa.
Segundo o Estado, o investimento na linha 2-Verde é de R$ 13,4 bilhões. Ao todo, vão ser mais 8,4 km (8 km operacionais) de Metrô e oito novas estações.
A estação Vila Formosa está sendo construída em uma área de 9,1 mil metros quadrados e a 44 metros de profundidade. A estação tem 49% das obras concluídas e acesso pelo encontro da avenida Dr. Eduardo Cotching com a rua Tauandê.
O percurso do tatuzão começou em novembro, com a escavação de 654 metros de via até o momento. Já foram retirados 70 mil metros cúbicos de terra e instalados 436 anéis de concreto para revestimento do túnel. Com a conclusão do primeiro ciclo de obras, a tuneladora passará por um período de manutenção antes de retomar a escavação até a futura estação Anália Franco.