Técnica de massagem nos pés contribui para tratamento de patologias
Zonas do pé funcionam como reflexo de áreas do corpo, fazendo com que os efeitos da massagem tragam mais equilíbrio ao organismo
As massagens nos pés têm efeitos importantes para a saúde de todo o corpo e o bem-estar geral. Mais do que simplesmente alívio da dor local e sensação de relaxamento, as massagens possuem capacidade de auxiliar no tratamento de sintomas e doenças variadas, segundo a reflexologia podal.

O que é reflexologia podal?
A reflexologia podal é uma técnica terapêutica que parte do princípio que zonas e terminações nervosas encontradas nos pés são reflexo de outros órgãos, regiões e sistemas do corpo humano. A massagem nessas zonas dos pés provoca efeitos que podem ser sentidos em outras áreas do corpo, trazendo benefícios que não se restringem à zona tocada e que promovem maior equilíbrio nas diversas atividades e funções desempenhadas dentro do nosso organismo.
A realização de testes através de experimentos científicos resultou no mapeamento das zonas dos pés e das regiões do corpo que elas representam. Esses instrumentos permitem que o método seja usado como tratamento complementar de patologias e transtornos já diagnosticados, auxiliam no descobrimento de patologias e promovem a manutenção da saúde.
Quais são os principais benefícios dessa técnica?
A aplicação de massagens melhora a circulação sanguínea de todo o corpo, mas principalmente dos pés e das pernas. Esses estímulos auxiliam na eliminação de toxinas e podem ajudar também pessoas que sofrem de hipertensão. Entretanto, a técnica não é recomendada a pessoas que usam marca-passo.
A sua atuação na recuperação de lesões e traumas também é bem documentada. Além disso, as massagens ajudam a aliviar a tensão, o estresse e a ansiedade. Esses fatores, por sua vez, refletem na melhora da qualidade do sono, permitindo um descanso mais reparador.
A reflexologia também promove a liberação de endorfina, hormônio que atua diretamente na sensação de prazer e bem-estar, assim como no alívio de dores em geral, principalmente nas costas.
A técnica, sobretudo, oferece apoio a pacientes oncológicos, atenuando os efeitos colaterais da quimioterapia, como náusea e vômitos, e também mulheres que enfrentam os sintomas da menopausa e da TPM.
Cremes, loções e óleos essenciais podem ter efeitos hidratantes, anti-inflamatórios, bactericidas e analgésicos a partir dos seus componentes e princípios ativos. Aliados à técnica, podem promover a ampliação dos benefícios e um bem-estar ainda maior.
Quais são os efeitos para os pés?
Os pés são membros que desempenham o papel crucial de sustentação do corpo, absorvem diversos impactos no dia a dia e estão suscetíveis a sofrer com lesões, desgastes e patologias. Cuidar deles é parte fundamental para obter energia e disposição para a realização das atividades diárias.
As massagens, aliadas a exercícios de fortalecimento, têm capacidade de proteger os pés e prevenir o aparecimento de problemas de saúde, assim como aliviar os seus sintomas, evitando também o agravamento de condições que afetam a região.
O esporão do calcâneo, por exemplo, é um problema comum provocado por microlesões na região próxima do calcanhar que passam por processo de calcificação, gerando a formação de um “ossinho”. A dor provocada pela doença se assemelha a pontadas ou agulhadas, sempre ao caminhar e correr, apoiar-se em pé ou subir escadas, principalmente nos primeiros momentos do dia ou após um repouso.
Parte do tratamento dessa patologia é a utilização de palmilhas para esporão nos calçados. Esses instrumentos, confeccionados em material confortável como gel, permitem distribuir melhor o peso e o impacto pelo pé, aliviando as dores, proporcionando melhor qualidade de vida e facilitando a realização das atividades diárias que foram comprometidas pela doença.
Entretanto, para potencializar os resultados e ter um tratamento mais completo, é possível adotar as técnicas da reflexologia podal como tratamento complementar, já que estimulam a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação e as dores.