Mundo

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o Japão e provoca alerta de tsunami

O tremor ocorreu na costa de Miyagi, no nordeste do país, e foi sentido em Tóquio e outras regiões. Não há relatos de vítimas ou danos graves

Um forte terremoto de magnitude 7,6 atingiu o Japão nesta segunda-feira (1º), provocando um alerta de tsunami para as áreas costeiras do nordeste do país. O tremor ocorreu às 18h09 (horário local), a uma profundidade de 60 quilômetros (km), na costa da província de Miyagi, de acordo com a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

Alerta de tsunami foi emitido para três províncias

A JMA emitiu um alerta de tsunami para as províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima, onde as ondas poderiam atingir até um metro de altura. A agência pediu aos moradores que evacuassem imediatamente as áreas costeiras e se afastassem do mar.

O alerta de tsunami foi cancelado cerca de duas horas depois, às 20h12, sem que houvesse registro de ondas significativas. A JMA, no entanto, alertou que o nível do mar poderia continuar a variar por algum tempo e recomendou cautela.

Terremoto foi sentido em Tóquio e outras regiões

O terremoto foi sentido em Tóquio e outras regiões do Japão, balançando prédios e interrompendo alguns serviços de transporte. A emissora pública NHK mostrou imagens de pessoas saindo de suas casas e escritórios, e de objetos caindo das prateleiras em lojas e supermercados.

Siga nosso canal no Whatsapp

Não há relatos de vítimas ou danos graves causados pelo terremoto. A Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco) informou que não houve anormalidades nas usinas nucleares de Fukushima Daiichi e Daini, que foram danificadas pelo terremoto e tsunami de 2011.

Terremoto pode ser uma réplica do de 2011

A JMA disse que o terremoto desta segunda-feira pode ser uma réplica do terremoto de magnitude 9,0 que atingiu o Japão em 11 de março de 2011, e que desencadeou um enorme tsunami que matou cerca de 18 mil pessoas e provocou o pior acidente nuclear da história do país.

O Japão é um dos países mais propensos a terremotos do mundo, por estar localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de intensa atividade sísmica e vulcânica. O país registra cerca de 20% dos terremotos de magnitude 6 ou superior que ocorrem no planeta.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios