Mundo

250 milhões de americanos e canadenses sofrem efeitos do pior inverno em meio século

250 milhões de americanos e canadenses sofrem efeitos do pior inverno em meio século
(Foto: Oregon Department of Transportation)

A tempestade de inverno, procedente do Ártico, que atinge a maior parte do território dos Estados Unidos, está provocando uma situação caótica nos aeroportos nas estradas e para a população em geral. Pessoas que tinham viagens programadas para passar o Natal com a família foram obrigadas a desistir. Mais de 12 mil voos foram suspensos ou cancelados, principalmente nas cidades do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Os governadores dos Estados de Nova York, Kentucky, Missouri, Oklahoma, Georgia e Carolina do Norte decretaram estado de emergência.

Duzentos e cinquenta milhões de norte-americanos e canadenses enfrentam problemas com o acúmulo de neve, nas ruas, avenidas e estradas, temperaturas de até 40 graus abaixo de zero e problemas no fornecimento de água, que congela nos encanamentos, e de emergia elétrica. Este já está sendo considerado o pior inverno em meio século, segundo o US National Weather Service (NWS), o serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos.

Viajantes que abriram mão das voos para tentar alcançar seus destinos por estradas também enfrentam um pesadelo. Neve e gelo cobrem as pistas da maioria das estradas do país. Pelo menos cinco pessoas morreram em acidentes nas estradas. Esse é o inverno mais forte das últimas décadas, dizem os especialistas.

Cerca de 70 milhões de pessoas enfrentam os efeitos mais intensos da tempestade no Meio Oeste, Grandes Lagos, Minnesota, Iowa, Indiana e Michigan. A neve e os ventos fortes forçam a suspensão de voos na maioria dos aeroportos dessas regiões, incluindo Chicago e Detroit. Em algumas áreas, a visibilidade foi reduzida a zero, principalmente no Oeste do Kansas e de Nebraska, Norte de Minnesota e Oeste do Estado de Nova York. Em Wyoming, os termômetros chegaram a 40 graus negativos.

Siga nosso canal no Whatsapp

Entre as cidades mais atingidas incluem-se: Kansas City, St. Louis, Des Moines, Minneapolis, Milwaukee, Chicago, Indianapolis, Detroit e Buffalo. Nas proximidades dos Grandes Lagos, incluindo Buffalo, ventos de 80 a 90 km/h danificaram parte da rede elétrica, forçando o corte no fornecimento, em meio a temperaturas abaixo de zero.

Em outros Estados, como o Texas, Tennessee e até na Louisiana, junto ao Golfo do México, não ocorrem tempestades de neve, mas cerca de 90 milhões de moradores estão expostos a temperaturas extremamente baixas e incomuns para esta época do ano. O inverno começa hoje, no hemisfério norte, mas os meteorologistas já preveem que, no Sul dos Estados Unidos, serão registradas mínimas recordes, em décadas.

Ao norte dos Estados Unidos, temperaturas que variam entre 20 e 30 graus negativos, provocam “riscos graves” para a população, especialmente os idosos, alertam as autoridades de saúde, em Bismarck, Dakota do Norte. A exposição por apenas 5 minutos da pele a esse frio, pode causar sérias queimaduras.

Para o final de semana do Natal, as previsões para as cidades da costa Leste dos Estados Unidos não são nada animadoras. Além das tempestades de neve e de vento, as temperaturas podem cair abaixo dos 20 graus negativos. Para aqueles que vão utilizar estradas, no período do Natal, as autoridades estão alertando para os riscos trazidos pelo acúmulo de neve e gelo nas pistas.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios