Ruas de Guaianases passam por desinfecção
A Prefeitura está fazendo uma nova desinfecção na região de Guianases, na Zona Leste. É a segunda grande operação de desinfecção realizada na área da subprefeitura de Guaianases.
A primeira aconteceu no início de maio, quando todas as unidades de saúde e assistência social tiveram as áreas externas lavadas e desinfetadas. Nos pontos mais críticos, essa operação está sendo realizada diariamente. Na segunda feira, 1º de junho, foi realizada uma ação semelhante com o apoio de uma rede farmácias.
Além do entorno das unidades de saúde, vias de maior movimento e pontos de ônibus foram pulverizados com desinfetante à base de hipoclorito de sódio, o mesmo princípio ativo da água sanitária usada em casa. A ação, que já foi realizada em outras subprefeituras, tem o objetivo de diminuir a carga viral nas áreas de maior circulação de pessoas, onde o potencial de contaminação é maior.
O hipoclorito é largamente usado em todo o mundo contra bactérias e vírus(incluindo o coronavírus). O produto misturado à água limpa não é tóxico para pessoas, animais, não é corrosivo, pode ser aplicado em qualquer superfície e é bastante eficiente. Em casa, só é preciso tomar um cuidado: não misturar produtos. Se vai usar água sanitária, utilize o produto misturado apenas com água. Outras misturas podem ser tóxicas.
Para o subprefeito Guaracy Fontes Monteiro Filho, a mesma solução pode ser usadas em lojas, lanchonetes, bares, em corrimões, maçanetas. “Toda a ação de desinfecção é importante, mas com o relaxamento da quarentena os cuidados individuais são imprescindíveis para a liberação total da atividade econômica, sem que isso represente um aumento do número de contaminados”, explica o subprefeito.
Lembre-se sempre:
– Capriche na limpeza da sua casa, comércio e ambiente de trabalho
– use máscara sempre que sair de casa
– lave as mãos com frequência ou use álcool gel
– evite aglomerações
*com informações da Prefeitura de SP