O Governo de São Paulo enviou na manhã desta sexta-feira (18) uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar as vítimas em Petrópolis (RJ) e auxiliar os profissionais do Rio de Janeiro com as buscas. Após o temporal registrado na última terça (15), deslizamentos de terra e alagamentos mataram mais de 120 pessoas na cidade, que fica na região serrana do estado.
João Doria (PSDB) afirmou que a decisão se deu após uma conversa com o governador do RJ. “Recebi uma ligação do Governador Cláudio Castro (PL) e enviaremos a Petrópolis uma força-tarefa para ajudar a população. São Paulo não medirá esforços para auxiliar as vítimas”, destacou o governador de SP. Os bombeiros paulistas se deslocaram para a região por volta das 9h.
“Até o momento ele (Castro) aceitou ajuda do nosso canil. Estamos enviando cães altamente eficientes na questão de busca de pessoas com vida e de cadáveres”, disse o coronel Jefferson de Mello, comandante do Corpo de Bombeiros na Região Metropolitana. Em apenas seis horas, a região observou o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro.
“O trabalho da força-tarefa começa ainda hoje, após a adaptação dos cães ao estresse do período de voo. A ação terá duração de uma semana e, se houver necessidade, o Governo de SP enviará nova equipe do canil para continuidade dos trabalhos. Caso o Governo do Rio de Janeiro solicite, São Paulo poderá ampliar a força-tarefa”, apontou o governo paulista em nota.