Prefeito de Araucária, de 65 anos, se casa com adolescente de 16 anos
O prefeito de Araucária, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), casou neste mês de abril com uma adolescente de 16 anos, Kauane Roide Camargo. Hissam, que está no segundo mandato de prefeito, tem 65 anos e se divorciou da segunda esposa no ano passado. Embora o casamento tenha gerado controvérsias, já que Kauane é menor de idade, o ato é considerado legal no Brasil, uma vez que é possível casar com o consentimento dos pais a partir dos 16 anos.
Kauane, que é estudante do Ensino Médio em uma escola cívico-militar de Araucária, participou do concurso Miss Araucária no ano passado, quando estava com 15 anos. Ela foi eleita segunda princesa na categoria teen, que é destinada a meninas entre 15 e 17 anos.
Hissam é um empresário conhecido no município e possui um patrimônio invejável, declarando à Justiça Eleitoral um total de R$ 14 milhões em bens, incluindo um helicóptero registrado em seu nome. Ele entrou para a política em 2012 como candidato a prefeito, mas perdeu naquele ano. Em 2016, voltou a se candidatar e foi eleito. Já em 2020, garantiu sua reeleição.
A mãe de Kauane, Marilene Roide, 36 anos, ocupava um cargo comissionado na Prefeitura de Araucária e, recentemente, foi promovida a Secretária de Cultura do município. Além disso, a irmã de Marilene, Elizangela Rode, também é comissionada na prefeitura.
Embora o casamento tenha gerado polêmica e críticas, tanto o prefeito quanto Kauane e seus pais afirmam que a união foi uma decisão consensual e que não há nada de ilegal nesse registro. Ainda, é importante ressaltar que a lei brasileira permite que pessoas a partir dos 16 anos de idade escolham livremente com quem querem se casar, desde que tenham consentimento dos pais ou responsáveis.