Funcionário no Espírito Santo não contraiu gripe aviária, informa Ministério da Saúde
Após a notificação de que um funcionário do Parque da Fazendinha, no Espírito Santo, teria sido acometido pela gripe aviária, o Ministério da Saúde informou que a suspeita foi descartada. Uma ave com a doença foi encontrada no local, mas somente um dos 33 funcionários do quadro do parque estava sob observação aguardando resultado do teste.
De acordo com a pasta, o resultado do teste laboratorial realizado no funcionário suspeito foi negativo para Influenza Aviária (H5N1). Das outras 32 amostras, 30 foram negativas para todos os alvos testados e 2 testaram positivo para vírus que já estavam em circulação (Influenza A e Influenza B). O ministério também informou que outros três pacientes no estado apresentam sintomas que se enquadram na doença, mas apenas um deles foi descartado até o momento.
Os pacientes com suspeita de gripe aviária foram isolados e estão sendo monitorados pelas equipes de saúde no estado. As amostras foram analisadas pelo laboratório da Fiocruz, no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo. O Ministério da Saúde está orientando a busca ativa para a investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais para evitar novos contágios.