Brasil

Ciclone extratropical pode atingir cidades do Brasil nesta semana

Um ciclone extratropical pode se formar entre terça (11) e quarta-feira (12) e atingir algumas cidades do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O fenômeno está associado a uma frente fria que trará chuva, frio e ventos fortes para parte do Centro-Sul do país.

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão atmosférica que se origina nas latitudes médias e altas, geralmente entre 30° e 60° de latitude, tanto no hemisfério norte quanto no sul. Ele se caracteriza por ventos intensos, nuvens carregadas e mudanças bruscas de temperatura.

De acordo com o Inmet, o ciclone extratropical deve se formar na região entre o norte da Argentina e o Paraguai e avançar sobre o Sul do Brasil. No entanto, há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone.

“De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explica o Instituto.

Siga nosso canal no Whatsapp

Previsão do tempo

Na segunda-feira (10), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do país. Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira (11), avançará pelo litoral de São Paulo.

A partir de terça-feira, há previsão de condição de tempo mais ventoso entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Os ventos intensos, com rajadas mais significativas, devem ocorrer, especialmente, no litoral da Região Sul a partir da tarde de terça, com rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos.

Os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira (13), atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste.

A frente fria também trará chuva para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Há risco de temporais isolados em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. A chuva deve diminuir a partir de quinta-feira na Região Sul, mas persistir nas demais regiões.

Além disso, a frente fria provocará queda nas temperaturas em grande parte do Centro-Sul do país. As mínimas podem ficar abaixo dos 10°C em áreas da Região Sul e em áreas serranas da Região Sudeste. A massa de ar frio também deve atingir o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem.

0 0 votos
Avalie o artigo

Se inscrever
Notificar de

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Mais desta categoria

Botão Voltar ao topo
0
Está gostando do conteúdo? Comente!x
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios