Capital vai aplicar 300 mil testes rápidos de covid-19
A Prefeitura de São Paulo iniciou hoje (5) a realização de 300 mil testes rápidos de antígeno no setor de triagem das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), para identificar os casos positivos de covid-19. O objetivo, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é conhecer a proporção de casos de influenza e de covid-19 entre os sintomáticos respiratórios da cidade.
Desde o dia 30 de dezembro, as UBSs, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Pronto Atendimentos (PAs) e Prontos-socorros (PSs) realizam também testes rápidos para influenza.
“Os indivíduos com sintomas respiratórios agudos, com pelo menos dois dos sintomas (febre, mesmo que referida, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos), serão orientados a realizar o teste rápido e, em caso negativo para Covid, a pessoa deverá realizar o teste rápido para o vírus influenza, causador da gripe”, informa a pasta.
Ainda segundo a Prefeitura, os casos positivos de covid-19 serão submetidos também ao RT-PCR. “Posteriormente, essas amostras serão encaminhadas ao Instituto Butantan, para genotipagem da variante circulante”, esclarece.
“Vamos fazer essa ampla testagem nas próximas duas semanas, o que nos possibilitará ter uma visão mais clara sobre o comportamento das doenças na capital. Estamos acompanhando os números de perto, para que possamos prestar a melhor assistência para a população”, diz Edson Aparecido, secretário municipal da Saúde.
Casos
No mês passado, o município registrou 286.858 atendimentos a pessoas com quadro respiratório. Destes, 133.501 eram suspeitos de covid-19. Em novembro de 2021, foi registrado um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de covid-19.
Já nos três primeiros dias deste ano, a cidade realizou 20.333 atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, sendo 11.585 suspeitos de covid-19.