Elon Musk desafia decisões de Alexandre de Moraes e desbloqueia contas no X
O bilionário enfrenta o ministro Alexandre de Moraes e reativa contas que haviam sido suspensas
Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), desafiou as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e reativou contas que haviam sido suspensas na rede social. A ação de Musk pode beneficiar uma série de influenciadores e expoentes do bolsonarismo que estavam com seus perfis bloqueados.
As decisões de Moraes para a desativação das contas foram tomadas ao longo dos últimos quatro anos no âmbito das investigações sobre milícias digitais e no inquérito das fake news. Essas investigações buscam ações orquestradas nas redes para disseminar informações falsas e discurso de ódio, com o objetivo de minar as instituições e a democracia.
Entre as contas que estavam suspensas e podem ser reativadas estão as de Luciano Hang, empresário dono da Havan; Allan dos Santos, blogueiro; Daniel Silveira, ex-deputado cassado; Monark, youtuber; Oswaldo Eustáquio, blogueiro; Bernardo Kuster, jornalista; Roberto Jefferson, ex-deputado federal; Winston Lima, militar reformado da Marinha; e Edgar Corona, empresário dono da Smart Fit.
Musk afirmou que Moraes deve “renunciar ou sofrer um impeachment”, alegando que o ministro “traiu descaradamente e repetidamente a Constituição e a população do Brasil”. O empresário ainda afirmou que publicará “em breve” na rede social tudo que é exigido por Moraes, dizendo que essas solicitações “violam a lei brasileira”.