Conselhão propõe medidas para impulsionar acesso ao crédito no Brasil
Grupo de Trabalho do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável entrega 12 propostas ao presidente Lula
Nesta segunda-feira (30), os integrantes do Grupo de Trabalho de Crédito e Investimento do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, conhecido como Conselhão, apresentaram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva 12 propostas com o objetivo de aprimorar o acesso ao crédito no Brasil. As propostas serão cuidadosamente analisadas pelo governo federal.
Durante a reunião, o presidente Lula ressaltou a importância de ampliar o acesso ao crédito para impulsionar o crescimento econômico e o desenvolvimento do país. Ele enfatizou que o crédito deve estar disponível para empreendedores de todos os perfis, desde grandes empresários até microempreendedores individuais. “Crédito para o grande, para o médio, para o pequeno e para o pequeno do pequeno”, afirmou.
Lula também destacou os avanços conquistados no acesso ao crédito no período entre 2003 e 2015, lamentando, porém, a estagnação nos últimos anos. Ele ressaltou o crescimento significativo do crédito no país, que passou de 24% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2003 para 44% em sete anos, atingindo a marca de 52% em 2015. No entanto, desde então, o país não tem registrado avanços nesse aspecto.
A reunião contou com a presença de empresários, dirigentes de bancos e representantes de entidades do setor. Além do presidente Lula, estiveram presentes o vice-presidente da República e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França.