Estado avança de fase e libera futebol profissional
O Governo do Estado de São Paulo anunciou hoje (9), no começo da tarde, o avanço para a Fase Vermelha do Plano São Paulo. A melhora de indicadores tiraram o Estado da Fase Emergencial, bem mais restritiva.
“A medida tomada na Fase Emergencial, o esforço feito pela população, pelo governo do Estado de São Paulo nas últimas semanas, começa a dar resultados”, disse Rodrigo Garcia, vice-governador.
Garcia destacou que o número de leitos abertos para pacientes de covid-19 cresceu 82% e houve queda nas internações de 17% com as medidas da fase emergencial.
A nova fase vai valer de 12 a 18 de abril.
Restrição
Apesar do avanço para a Fase Vermelha, o Estado vai manter o toque de recolher entre 20h e 5h, implantado na fase emergencial, escalonamento do horário de entrada e saída de funcionários na indústria, comércio e serviços, obrigatoriedade de trabalho remoto para todas as atividades administrativas e proibição de celebrações religiosas coletivas.
Permissões
O Estado liberou partidas de futebol profissional após às 20h “com testagem e protocolos sanitários rígidos”. “Lembrando que este foi fruto de um entendimento entre a Federação Paulista de Futebol com o Ministério Público”, salientou Garcia.
No comércio e nos restaurantes, fica autorizado a retirada de produtos. Lojas de materiais de construção civil estão liberadas para funcionar, com atendimento presencial.