Entretenimento

Farol Santander São Paulo apresenta exposição sobre a história do skate no Brasil

A mostra “Anatomia Skate” reúne mais de 100 itens que contam a trajetória do esporte desde os anos 50 até os dias atuais. A exposição fica em cartaz até março de 2024.

A mostra “Anatomia Skate” reúne mais de 100 itens que contam a trajetória do esporte desde os anos 50 até os dias atuais(Nivaldo Lima – SP Agora)

O skate é mais do que um esporte, é uma cultura que envolve moda, música, arte e comportamento. Para celebrar essa manifestação que conquistou milhões de adeptos no Brasil e no mundo, o Farol Santander São Paulo inaugurou no dia 20 de dezembro de 2023 a exposição “Anatomia Skate”, que faz um passeio histórico pelo universo do skate no país. A mostra fica em exibição no 20º andar do centro de cultura, empreendedorismo e lazer até o dia 24 de março de 2024.

A exposição é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura, o Santander Brasil e a Zurich Santander, e tem a curadoria de Cesar Gyrão, criador da revista Tribo Skate, uma das mais importantes publicações sobre o tema. A mostra exibe mais de uma centena de itens relacionados ao skate, datados desde a década de 1950 até os dias atuais. Entre eles, estão skates, fotos, vídeos, revistas, maquetes, fitas em VHS e DVDs, que retratam a evolução do esporte e da cultura que o cerca.

A exposição fica em cartaz até março de 2024(Nivaldo Lima – SP Agora)

A exposição também homenageia personalidades que marcaram a história do skate no Brasil, como os pioneiros Jorge Kuge, Eduardo Yndyo e Sérgio Negão, os campeões mundiais Bob Burnquist, Sandro Dias e Pedro Barros, e os ícones da música e da arte, como Chorão, líder da banda Charlie Brown Jr., que sempre exaltou o skate em suas letras, e Speto, grafiteiro que estampou as capas de várias revistas de skate. Uma das atrações da mostra é uma guitarra Gibson que pertenceu a Chorão, que faleceu em 2013.

A exposição também celebra o skate como uma modalidade olímpica, que estreou nos Jogos de Tóquio, em 2021, e que terá sua segunda edição em Paris, em 2024. O Brasil foi um dos destaques na competição, conquistando três medalhas de prata e uma de bronze. A mostra apresenta os atletas que representaram o país, como Rayssa Leal, Kelvin Hoefler, Pedro Quintas e Dora Varella, e os desafios que enfrentaram para se tornarem profissionais do esporte.

Siga nosso canal no Whatsapp

A exposição “Anatomia Skate” é uma oportunidade para os fãs do skate e para o público em geral conhecerem mais sobre essa cultura que influenciou e continua influenciando gerações. A mostra também é uma forma de valorizar o skate como uma expressão de liberdade, criatividade e superação, que reflete a diversidade e a pluralidade da sociedade brasileira.

Mais artigos desta categoria

Botão Voltar ao topo
Fechar

Bloqueador de anúncios

Não bloqueie os anúncios